segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

19 TAÇAS


Ronaldinho antecipa o Carnaval do Fla: 'É assim que se faz história'
Camisa 10 fica eufórico com a conquista do primeiro título pelo Flamengo e lembra de Zico e Petkovic após marcar de falta o gol decisivo contra o Boavista


Três passos até a bola. Chute perfeito, em curva, passando pelo terceiro homem da barreira. Antes mesmo de a bola entrar e balançar a rede, Ronaldinho Gaúcho corria para comemorar. Tinha a certeza de que o goleiro Thiago não chegaria. E o "Bonde do Mengão sem freio", rap que vinha embalando os jogadores na semana da decisão, era puxado pelo craque. Parecia um filme passando novamente pela cabeça dos rubro-negros. Camisa 10, craque, falta. Impossível não relacionar, não lembrar... até mesmo para quem protagonizou toda aquela emoção.

- Quando o jogo terminou eu lembrei do Zico e do Pet, que eu vi fazendo muitos gols de falta. Fico feliz porque quero fazer história no Flamengo. E é assim que se faz história... marcando gols e ganhando títulos. Aqui no Flamengo está sendo tudo muito diferente, tudo em uma proporção maior, uma alegria muito maior. O Flamengo se tornou muito importante na minha vida - disse Ronaldinho.
Ronaldinho comemorar o gol do título do Flamengo

Longe de ser brilhante. Mas decisivo. Ronaldinho não fez jogadas de efeito, foi pouco produtivo durante a maior parte da final da Taça Guanabara contra o Boavista. Mas em uma cobrança de falta garantiu o título para o Flamengo. Depois, o que se viu foi um jogador vibrando como uma criança. O sorriso, que já é uma marca característica, parecia ser ainda maior. Veio o apito final. E o camisa 10 foi o mais festejado, procurado, abraçado. E um dos mais eufóricos também. Ronaldinho não sentia o valor de uma conquista desde 2006, no Barcelona.

Braços levantados e balançando de um lado para o outro. Ronaldinho Gaúcho regia a torcida durante a comemoração do título quando recebeu um forte e emocionado abraço da presidente Patrícia Amorim. Foram apenas seis jogos e 534 minutos em campo com a camisa rubro-negra. Três gols. A faixa de capitão dada por Leonardo Moura, na estreia contra o Nova Iguaçu há 25 dias, deu ao camisa 10 o direito de levantar a taça. Um gesto histórico. Aos 30 anos, o jogador ergueu pela primeira vez o troféu de um título por clube. Antes, apenas com a Seleção Brasileira na Copa das Confederações em 2005.

- Estou eufórico com essa conquista. Sempre sonhei retribuir o carinho da torcida que desde o começo confiou em mim. Hoje começo a retribuir isso. Levantando o primeiro trofeu. A cada gol é uma emoção diferente. O Flamengo se tornou especial na minha vida - disse Ronaldinho.

Além da admiração natural por um passado de glórias, Ronaldinho conquistou o respeito dos companheiros em pouco tempo. Apesar da fama e das conquistas, o camisa 10 faz questão de não ter privilégios. Cumpre horários e quase sempre é um dos primeiros a chegar e o último a sair dos treinos. Virou exemplo.

- Além do amigo que ele é, Ronaldinho é um craque. Um jogador que pode decidir a partida a qualquer momento. E foi o que aconteceu. A equipe do Flamengo é premiada com isso, e eu tenho muito orgulho de ser campeão na companhia dele - disse Léo Moura.

A liderança poderia surgir baseada no prestígio e na experiência acumulados nos dez anos de futebol europeu, mas veio naturalmente.

- Além de grande jogador, o Ronaldinho é um cara fora de série. Tinha tudo para ser um nariz em pé, mas é exatamente o contrário - disse Wellinton.

O gol de falta lembrou outros ídolos rubro-negros como Zico e Petkovic. E desde o histórico gol de falta de Pet na final do Carioca em cima do Vasco e, logo em seguida, na decisão da Copa dos Campeões, em 2001, o Flamengo não conquistava um título com um camisa 10 como protagonista.

- Com a chegada do Ronaldinho, ganhamos um amigo, um craque e mais uma opção para a bola parada. Agora, temos para longe, para perto. Chute forte, colocado. Isso é muito importante.- disse Renato Abreu.

Ronaldinho Gaúcho fez questão de aproveitar cada segundo. Assim como na estreia, foi o último a sair de campo. Levou a taça até a torcida. Parecia um Carnaval antecipado. O camisa 10, que desfilará na Portela e na Grande Rio e também resolveu criar um bloco - Samba,.Amor e Paixão -, sentia-se em casa. A identificação com os rubro-negros veio naturalmente.

- Minha adaptação foi rápida. Os companheiros mostrando a vontade de trabalhar ao meu lado, isso tudo ajudou também. Nos outros clubes que joguei eram jogadores consagrados mundialmente. E aqui são jogadores que buscam esse reconhecimento. E isso motiva muito - disse.

Em paz, feliz com a nova fase da vida. Ronaldinho agora espera reencontrar o futebol que o consagrou mundialmente e voltar à Seleção Brasileira. Na próxima quinta-feira, o técnico Mano Menezes convoca os jogadores para o amistoso contra a Escócia no dia 27 de março, em Londres.

- O meu objetivo é voltar à Seleção o quanto antes. Vou continuar trabalhando forte para que não só eu como os demais companheiros aqui tenham essa oportunidade. Meu pensamento é fazer o melhor sempre - completou.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

É HOJE


 ‘Passista’ Ronaldinho tenta antecipar o carnaval do Fla contra o Boavista
Neste domingo, Rubro-Negro enfrenta o time de Saquarema na decisão da Taça Guanabara, a primeira do camisa 10 desde que voltou ao Brasil
Ronaldinho Gaúcho é do samba. Um sujeito com malemolência. Em campo, dribles, jogadas de efeito e uma ginga especial. Nas comemorações, mostra que conhece bem o riscado e vira passista. Uma paixão tão avassaladora como a que ele tem pela bola. Parte da programação de carnaval do camisa 10 do Flamengo está definida. Além da participação nas baterias das escolas Acadêmicos do Grande Rio e Portela, o craque criou o bloco “Samba, amor e paixão”, que vai desfilar pela praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
A folia pode começar uma semana antes, no Engenhão. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Boavista na decisão da Taça Guanabara, às 16h (de Brasília). A primeira de Ronaldinho na volta ao Brasil depois de uma década no futebol europeu. A primeira dele com a camisa do Fla.
Uma final para marcar o primeiro ato do novo monarca da Gávea. Quarenta e seis dias depois de uma apresentação apoteótica diante de 20 mil torcedores e de 444 minutos em campo, o astro, o capitão do time, tem de brilhar. Ele quer dar o espetáculo que os rubro-negros esperam. Quer dar volta olímpica, a volta por cima depois de um período de má fase na Europa.
Ronaldinho não enjoa do sabor da primeira vez. Foi assim na estreia, dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu. Um jogo em que teve muita vontade, lampejos de genialidade e uma nítida emoção por exercer de fato e direito a frase que disse durante a apresentação oficial: “Agora eu sou Mengão”. Após a vitória por 1 a 0, gol de Wanderley, o craque ficou sozinho em campo. Contemplou e foi contemplado. Aplaudiu e foi aplaudido pela nação. De arrepiar, segundo ele.

Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Alegria, alegria! Novo rei da Gávea, Ronaldinho está perto do primeiro título (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

O primeiro gol veio no jogo seguinte. Gol de pênalti que virou gol de placa no estádio Moacyrzão, em Macaé. Contra o Boavista, adversário da final, ele abriu a vitória por 3 a 2, no último dia 6, com direito a sambadinha na comemoração. Dez dias depois, marcou com bola rolando. Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Murici-AL, pela Copa do Brasil. Após cruzamento de Léo Moura, escorou de cabeça.
Houve também a emoção do primeiro clássico. De cara, um jogo decisivo. Contra o Botafogo, há uma semana, estava em disputa a vaga na final do primeiro turno do Carioca. Para muitos, o melhor jogo de Ronaldinho até aqui. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, vitória rubro-negra nos pênaltis. Ele sequer precisou cobrar o dele, mas pegou o "Bonde do Mengão sem freio", funk que virou hino entre os jogadores.

A partida contra o Boavista será arbitrada por Marcelo de Lima Henrique, com os auxiliares Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, e a TV Globo transmite para os para os estados do RJ, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além de SC, exceto Florianópolis-SC.
header o que esta em jogo
Flamengo: mais do que o título do primeiro turno do estadual, a partida deste domingo vale para não estragar a festa da primeira conquista do clube com Ronaldinho. A torcida esgotou os ingressos à espera da vitória. Um revés teria gosto de “mico” e tiraria a paz do grupo de Vanderlei Luxemburgo.
Boavista: final de Taça Guanabara. Título inédito para o clube em jogo. Adversário? Flamengo. Tudo isso poderia deixar o Boavista assustado, mas a equipe de Saquarema não quer saber de pressão psicológica. Depois de eliminar o Fluminense na semifinal, vai deixar o favoritismo para o Rubro-Negro e entrar em campo tranquila para a decisão. O grupo do técnico Alfredo Sampaio está disposto a fazer história.
header as escalações 2
Flamengo: os treinos fechados no Ninho do Urubu precederam o duelo. Luxemburgo fez mistério e o justificou ao dizer que a final será um "clássico". O treinador fez vários testes, mas a formação não deve mudar muito. É possível que Egídio volte à lateral esquerda. Renato, Thiago Neves e Ronaldinho formariam o meio-campo, e Deivid continuaria um pouco à frente. A tendência é que o garoto Negueba fique como opção. O goleiro Felipe, que torceu o polegar da mão esquerda, treinou normalmente na véspera. Provável escalação: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Ronaldinho e Thiago Neves; Deivid.
Boavista: o treinador Alfredo Sampaio afirmou que não pretende que o time jogue recuado e, na sexta-feira, chegou a testar um esquema com três atacantes. Vinculado ao Flamengo, o meia Erick Flores não poderá jogar por razão contratual. Lesionado, o volante Douglas também está fora. Recuperando-se de lesão na coxa, o lateral-direito Joílson ainda é dúvida. Escalação: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luis e Frontini.
header fique de olho 2
Flamengo: holofotes, microfones, olhares. Tudo no Engenhão nesta tarde levará a Ronaldinho. Depois de quase um mês em ação, o camisa 10 está pronto para ser protagonista da decisão diante de cerca de 40 mil rubro-negros presentes no estádio.
Boavista: depois de segurarem Loco Abreu, do Botafogo, os zagueiros do Fla terão de enfrentar o atacante Frontini. Autor de seis gols no campeonato, o argentino, de 88 kg e 1,91m, fez os gols do Verdão sobre o Rubro-Negro na fase classificatória do primeiro turno. O Boavista foi a única equipe a marcar duas vezes contra os defensores de Luxemburgo.

header o que eles disseram
Ronaldinho, meia-atacante do Flamengo: “Está tudo correndo bem, dentro do previsto. Em cada jogo quero melhorar fisicamente. O resto vem ao natural, tudo dentro do planejado. É maravilhoso estar numa final dentro de pouco tempo de trabalho”.
Tony, meia-atacante do Boavista: "Não vamos ter pressão alguma. Acho que a gente fez o trabalho da maneira que tinha que ser feito. Conseguiu o segundo objetivo, já que o primeiro era estar na semifinal. Agora, a responsabilidade é do Flamengo. É uma equipe grande. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas entramos tranquilos, sabendo do nosso potencial. Vamos para lá para fazer um jogo bonito".
header números e curiosidades
* Flamengo e Boavista se enfrentaram apenas cinco vezes na história do Campeonato Carioca: quatro vitórias do Flamengo e um empate. A média de gols do confronto é de três por partida. Foram marcados 15 em cinco jogos.
* O Boavista é a sexta equipe considerada pequena a chegar a uma final da Taça Guanabara. De 2004 para cá (quando o formato do estadual permaneceu igual), Volta Redonda e Americano/2005, América/2006, Madureira/2007 e Resende/2009 conseguiram tal feito.
* Nas últimas seis vezes em que o Flamengo conquistou a Taça GB, a equipe da Gávea também levou o Campeonato Carioca: 1996, 99, 2001, 2004, 2007 e 2008. O Rubro-Negro busca o tradicional troféu pela 19ª vez, a sétima invicta.
* O Boavista disputou três partidas no Engenhão e até agora não perdeu. Foram duas vitórias e um empate: 3 a 1 sobre o Botafogo, em 2008, 3 a 1 sobre o Vasco, em 2011 e 2 a 2 com o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara deste ano (venceu nos pênaltis).
header último confronto v2
No segundo jogo de Ronaldinho com a camisa rubro-negra, o Flamengo teve trabalho. Em Macaé, o time de Luxemburgo fez 2 a 0 (Ronaldinho, de pênalti, e Deivid). A equipe de Saquarema empatou com o atacante Frontini. No fim, Negueba fez o terceiro do Fla: 3 a 2.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

NEGUINHO NEGUEBA




Negueba sonha com o primeiro gol do título como profissional do Fla
Depois de jogar a final da Copinha, atacante se prepara para ajudar o time na decisão da Taça Guanabara

O jogo contra o Boavista, domingo que vem, será a segunda final de Negueba em 2011. Há pouco mais de um mês, ele foi titular do Flamengo na decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Contra o Bahia, fez, de pênalti, o gol da vitória por 2 a 1, que assegurou o bicampeonato aos rubro-negros. Agora, busca espaço entre os profissionais. Depois de quatro jogos e dois gols no time de cima, está cotado para ser titular na decisão da Taça Guanabara.

- Aconteceu tudo muito rápido, não esperava tudo isso. A torcida grita meu nome. Significa que o trabalho está sendo bem feito e pretendo dar muitas alegrias para ela. Os torcedores gostam de carinho, atenção, pedem autógrafos. Procuro sempre atender todo mundo.

Apesar da emoção com o título da Copinha, Negueba sabe que uma decisão entre os profissionais tem mais peso. Ele vive a expectativa de entrar no campo do Engenhão para ajudar a equipe a buscar o título.

- É um sonho. Estou acostumado a ver só pela televisão, mas agora posso estar no campo. Vai ser muito legal. Já fiz um gol na final da Copinha e agora me imagino fazendo outro. Mas só na hora mesmo para saber como vai ser (risos).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEMPRE HEXA



Para Zico, Bebeto e Andrade, foi feita justiça com o tetra do Fla em 1987
'Acabou a encheção de saco para a torcida e o clube', afirma o Galinho, que sempre se sentiu tetra. Bebeto cobra: 'Falta entregarem Taça das Bolinhas'





Um deu o passe. O outro, chegou na frente do goleiro para tocar a bola no fundo das redes. O terceiro, líder daquele grupo, levantou a taça. Andrade, Bebeto e Zico, personagens principais do então tetra brasileiro de 1987 que o Flamengo conquistou ao derrotar o Internacional por 1 a 0 no Maracanã,  já se consideravam campeões. Mesmo assim, não esconderam a satisfação e o alívio com a decisão da CBF de tornar oficial o que já era comemorado nas arquibancadas e reconhecido pela imprensa. Agora, a preocupação é com o destino do troféu mais famoso dos últimos anos.
Para mim, não alterou em nada. Sempre me considerei tetracampeão"
Zico

- Quem oferece a taça tem que resolver isso. Engraçado é que, uma semana depois que a entregaram para o São Paulo, tomaram essa decisão. Para mim, não alterou em nada, sempre me considerei tetra, o título foi conquistado dentro de campo. Mas para o clube e para a torcida, foi bom, para parar com essa encheção de saco. O que lamento muito é a atitude feia do São Paulo de querer levar a taça no grito. Ninguém fala que o São Paulo não ganhou cinco títulos. Só que ganhou depois do Flamengo. E o Sport acabou levando o título de graça - lembrou Zico.

O regulamento da CBF estabelecia que o primeiro clube com cinco Brasileiros seria o dono definitivo da Taça das Bolinhas. Como o de 1987 não era reconhecido pela entidade, o troféu acabou sendo entregue ao clube paulista pela Caixa Econômica Federal. A história toda serviu de exemplo para Zico em suas palestras Brasil afora. Ele usava o fato de o clube campeão do módulo principal (chamado de verde) ser obrigado a decidir o Brasileiro com o campeão do módulo da Série B (chamado de amarelo) como história de português no futebol brasileiro.

- E isso foi feito mudando-se o regulamento. Depois, aquela farsa do Sport e Guarani nos pênaltis... Aquilo envergonhava a gente. Ganhamos o título no campo. Sofri bastante naquele período, me machuquei contra o Santa Cruz. Nos quatro últimos jogos, contra o Atlético-MG e o Inter, o joelho inchava no segundo tempo. No dia seguinte à decisão, fui parar na sala de cirurgia. Ganhamos dentro do campo jogando bola, o Brasil inteiro reconheceu - disse o Galinho, que era o capitão e grande líder da equipe e, mesmo sem estar 100% bem fisicamente, foi decisivo na reta final da competição..
Como a Caixa  foi entregar a taça para o
São Paulo?"
Bebeto

Quem fez o gol do título de 1987, no entanto, foi Bebeto, Ainda surpreso com a notícia - "É verdade mesmo, acabou essa novela chata?", repetia -, ele disse que soube da notícia ainda em casa, enquanto recebia a visita de Júnior Baiano, outro campeão brasileiro (em 1992) pelo Flamengo.

- Rapaz, eu sempre me considerava campeão... Só no Brasil acontece uma coisa dessas, onde já se viu? Aquele título foi conquistado no campo, e só quem estava naquele grupo sabe o sacrifício que tivemos de ganhar o campeonato. Agora, temos que comemorar bastante. Acho que o clube deveria fazer uma festa reunindo os campeões, sei lá, alguma coisa. Estou muito feliz. Só falta entregarem a Taça das Bolinhas para o Flamengo. Como é que a Caixa Econômica entregou-a para o São Paulo? - afirmou, num misto de felicidade e indignação, Bebeto.

time Flamengo campeão brasileiro 1987 (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)No tetra brasileiro do Flamengo de 1987, cinco formaram base do Brasil tetra mundial em 1994: Leonardo, Jorginho, Bebeto e Zinho estão na foto. Aldair é o único ausente  (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)

Antes de entrar para uma reunião, o agora deputado estadual, eufórico ao telefone, fez uma viagem no tempo para recordar-se dos grandes momentos da conquista. Bebeto.considera o Brasileiro de 1987 um dos títulos mais importantes de sua carreira. Naquele tetra do Flamengo, lembrou bem o ex-jogador, havia cinco jogadores que mais tarde ajudariam o Brasil a conquistar o tão sonhado tetracampeonato mundial.

- Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e eu estávamos naquele time. Quer mais? Ainda tinha o Zé Carlos, o Leandro, o Renato, que vivia fase maravilhosa, e o Zico, meu ídolo. Foi muito importante conquistar um Brasileiro jogando com ele. Lembro muito bem que foi do Zico que recebi o primeiro abraço que recebi assim que o juiz apitou o fim de jogo. Foi muito emocionante. Jamais vou me esquecer disso. Ganhar um título desses pelo Flamengo do lado do Zico foi demais pra mim.
Eles tiveram
bom senso e reconheceram o sacrifício de uma geração vitoriosa"
Andrade

Os duelos contra o Atlético-MG foram considerados por muitos como mais emocinantes até do que os das finais contra o Colorado. Mas para Bebeto, os jogos contra o Inter no Beira-Rio e no Maracanã foram mais especiais.

- Olha, eu fiz gols nas duas partidas, no empate lá - 1 a 1 - e na vitória por 1 a 0. Lá eu marquei de cabeça. No Rio, foi aquele lançamento lindo do Andrade. Não foi fácil chegar na frente do Taffarel para tocar na bola. Choveu naquele dia. Mas um dos momentos mais especiais foi a bicicleta que eu dei no Beira-Rio. Foi no travessão. Se aquela bola entra...

Autor do passe para o gol decisivo de Bebeto, o hexacampeão Andrade - foi penta como jogador,  ganhando quatro pelo Flamengo e um pelo Vasco, e campeão como técnico, pelo Rubro-Negro, recentemente, em 2009 - também ficou feliz com a decisão tomada pela CBF.

- Tiveram bom senso e reconheceram todos os sacrifícios de uma geração vitoriosa. Nunca tive dúvidas de que o Flamengo foi o campeão de 1987. Mas não sei por que reconheceram só agora, uma semana depois de entregarem a Taça de Bolinhas ao São Paulo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FLARONALDO PRIMEIRA PARTE


Fla x Bota: protagonistas diferentes em clássico clichê do Carioca
Times duelam pela 12ª vez em finais ou semifinal nos últimos cinco anos. Ronaldinho e Luxemburgo se opõem a Joel Santana e Loco Abreu

Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Ronaldinho disputará primeiro clássico pelo Fla
Doze finais ou semifinais nos últimos cinco anos. Número forte, que evidencia o predomínio de Flamengo e Botafogo no Campeonato Carioca. Um clássico que se repete nas camisas, mas se renova nos personagens. Cuca, Adriano, Lucio Flavio e Bruno ficaram para trás. Mas foram substituídos à altura. Joel, Luxemburgo, Loco Abreu, Ronaldinho... O duelo deste domingo, no Engenhão, repete a rotina, mas reserva novas emoções. A partida começa às 16h (de Brasília).
O Rubro-Negro foi carrasco do rival por três anos seguidos (2007/08/09). Ano passado, porém, o badalado Império do Amor sucumbiu à cavadinha de Loco Abreu e às armadilhas de Joel Santana. O duelo do banco de reservas, aliás, será dos mais interessantes. O técnico rubro-negro é conhecido pela facilidade ao conquistar títulos brasileiros. São cinco no currículo. No Cariocão, ele não sabe o sabor da conquista. A vez que esteve mais perto foi em 1995, mas esbarrou no “Rei do Rio”.
Assim que o próprio Joel Santana se define. Ele tem oito taças – pelo menos uma em cada clube – e na vez que encontrou Luxa ao lado de Romário conseguiu detê-lo com o esforçado time do Fluminense.
A partida terá a presença do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Dos jogadores em campo, Jefferson e Ronaldinho já foram convocados pelo comandante. O vencedor do confronto deste domingo terá como adversário na final o Boavista, que superou o Fluminense por 4 a 2 nos pênaltis (2 a 2 no tempo normal)
header o que esta em jogo
Flamengo: além de um lugar na decisão, o Rubro-Negro quer justificar a melhor campanha da fase classificatória do primeiro turno. Em sete partidas, foram sete vitórias. Ainda assim, existe a cobrança por uma atuação convincente. Os jogadores e o treinador Vanderlei Luxemburgo reconhecem que o grupo ainda não rendeu o esperado.
Botafogo: o Alvinegro busca o tricampeonato da Taça Guanabara e a sexta participação consecutiva numa decisão do Campeonato Carioca. Com atuações irregulares diante das equipes de menor expressão, o Botafogo mostrou sua força vencendo o Fluminense de virada e neste domingo vai tentar comprovar que sobe de produção nos clássicos.
header as escalações 2
Flamengo: o técnico vai repetir a formação da vitória sobre o Murici, quarta-feira passada, pela Copa do Brasil. A lateral esquerda continua sendo o maior problema. O zagueiro Ronaldo Angelim será improvisado mais uma vez no setor. Com uma torção no tornozelo esquerdo, o volante Maldonado é dúvida. Se não puder jogar, Fernando entra.
Na zaga, David Braz também preocupa. Se também for vetado, Egídio e Jean disputam a vaga. Luxemburgo terá Rafael Galhardo e Diego Maurício como opções. Ambos estavam com a Seleção Brasileira no Sul-Americano sub-20. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, Bottinelli volta a ser relacionado. Wanderley ainda sente dores no joelho direito e continua fora.
A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz (Egídio ou Jean) e Ronaldo Angelim; Maldonado (Fernando), Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid.
Botafogo: durante a semana Joel Santana fez mistério em relação ao time que entrará em campo para enfrentar o Flamengo. Marcelo Mattos, machucado, e Bruno, suspenso, são desfalques. Para a vaga do último, Somália é o escolhido. Para o lugar do capitão, Arévalo é o favorito.
Também não estão descartadas mudanças na defesa, com Rodrigo Mancha podendo ocupar uma vaga na zaga ou no meio-campo. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Arévalo, Somália, Renato Cajá e Márcio Azevedo; Herrera e Loco Abreu.
header fique de olho 2
Flamengo: o clássico será o primeiro grande jogo de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves com a camisa do Flamengo. A dupla ainda carece de entrosamento, mas carrega toda a responsabilidade de conduzir o time à final da Taça Guanabara. A torcida ainda espera um futebol convincente dos astros do time.
Botafogo: se o Flamengo tem Ronaldinho, o Botafogo também tem o seu R10. Um dos mais regulares da equipe na temporada, Renato Cajá vem se mostrando um jogador decisivo, com quatro gols marcados e quatro assistências no Campeonato Carioca. Além disso, o meia é uma ótima opção nas jogadas de bola parada.
header o que eles disseram
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Dentro do processo, da montagem da equipe, o resultado é excelente. Foram muitas mudanças no grupo, estamos caminhando, não estamos jogando o que queremos, mas estamos com 100% de vitória. A exigência era porque não ganhávamos e tínhamos de ganhar, agora é para que joguemos bem."
Joel Santana, técnico do Botafogo:  “Não é a primeira vez que enfrentamos o Flamengo badalado. Algumas vezes perdemos e em outras, vencemos. O Flamengo é assim, tem o seu noticiário a seu favor e tem festa. Já trabalhei lá e convivi com isso. O Botafogo é completamente diferente, mas o importante é fazermos nossa parte. Vai ser um jogo bom, mas que não permite erros.”
header último confronto v2
Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela última vez no dia 2 de outubro de 2010, no Engenhão, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico terminou empatado em 1 a 1, com Lucio Flavio abrindo o placar em cobrança de falta no primeiro tempo. Na segunda etapa, Alessandro derrubou Ronaldo Angelim dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Petkovic cobrou, e Jefferson defendeu, mas Léo Moura igualou o placar pegando o rebote.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BRUXEMBU



Luxa, sobre mistério de Joel: ‘Se faz de morto para pegar o coveiro’
Técnico do Fla destaca a experiência do comandante do Botafogo e considera que o rival favorito para o clássico deste domingo


O jogo de empurra de Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana às vésperas da semifinal da Taça Guanabara colocou um pouquinho de pimenta no clássico entre Flamengo e Botafogo. Foi Joel quem começou. Disse que o Alvinegro enfrentaria o “time da moda”, que tem Ronaldinho Gaúcho como astro. Luxa tratou de responder e lembrou que o rival é o atual campeão carioca, além de ter feito campanha melhor no Brasileirão passado.

Nesta sexta-feira, Joel evitou falar sobre o adversário, fez uso do mistério e fechou a maior parte do treinamento. Luxemburgo também fechou a atividade rubro-negra, mas pouco depois divulgou a escalação da equipe em entrevista coletiva.

- Joel se faz de morto para pegar o coveiro. É vivo para mais de metro. Tem aquele jeito carioca dele, joga uma conversa aqui, outra ali. Ninguém faz sucesso por acaso. Pega o histórico dele, é competente, tem aquele jeitinho dele nas entrevistas. Não temos de provar nada. Temos de montar bem as equipes e fazer um grande clássico.

Vanderlei vê o Alvinegro como favorito para o duelo e considera o adversário mais entrosado.

- O Botafogo tem algumas vantagens, mas nós achamos que podemos ganhar do Botafogo. Até pelas possibilidades de crescimento que nosso grupo tem. A equipe do Botafogo é favorita dentro do histórico dela, mas dentro do clássico não tem favorito.

A escalação do Flamengo poderá ter apenas uma alteração em relação ao time que iniciou a partida contra o Murici, pela Copa do Brasil, quarta-feira passada. A única dúvida é o volante Maldonado, que torceu o tornozelo esquerdo. Se ele não jogar, entra Fernando. O time que treinou nesta sexta-feira teve Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Ronaldo Angelim; Fernando, Willians, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho; Deivid. Os jornalistas assistiram apenas aos 20 minutos finais do trabalho.

Os jogadores voltam a treinar na manhã deste sábado, às 10h. Fla e Botafogo se enfrentam no domingo, no Engenhão, às 16h (de Brasília). O vencedor enfrenta Fluminense ou Boavista, que disputam a primeira vaga na final neste sábado.

O FAVORITISMO...



Luxa: vencedor do clássico não será favorito contra Flu ou Boavista


Botafogo e Fla disputam uma vaga na final da Taça GB, neste domingo

Flamengo e Botafogo se enfrentam no proximo domingo por um lugar na decisão da Taça Guanabara. Vão entrar no campo do Engenhão, às 16h (de Brasilia), cientes do adversário que o classificado terá na final. Afinal, na véspera, Fluminense e Boavista disputam a primeira vaga. Teoricamente, o Tricolor ficou com o caminho mais fácil. Mas para Vanderlei Luxemburgo, o vencedor do clássico não será favorito na luta pelo titulo.

O técnico reconhece que avançar depois de superar um adversário mais forte é importante, mas não acredita em qualquer tipo de vantagem ou favoritismo.

- Nada a ver. Futebol é surpresa. O Boavista se classificou para a semifinal, ganhou do Nova Iguaçu fora de casa e não pediu favor a ninguém. Tem um bom time. Se passarmos para a final, encarar Boavista ou Fluminense será outra história - disse o treinador rubro-negro.

Boavista e Flamengo ficaram no Grupo 1 durante a fase classificatória. Os times se enfrentaram na sexta rodada, em Macaé. A partida terminou com uma vitória apertada do Fla por 3 a 2. Ronaldinho Gaúcho fez o primeiro gol dele pelo clube. Deivid e Negueba também marcaram, enquanto Frontini balançou as redes duas vezes para a equipe de Bacaxá.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FLANORDESTE 2


Impaciência, irritação e euforia: Fla faz rubro-negros sofrerem em Maceió


Sem convencer, Rubro-Negro derrota o Murici por 3 a 0 e avança na Copa do Brasil


Paixão de torcedor. Aí está algo difícil de explicar. Tudo vira exagero. Não importa se está certo ou errado, mas o árbitro sempre apita a favor do adversário. Se o craque do time erra um passe, é vaiado. Mas basta acertar o lançamento seguinte para voltar a ser o melhor do mundo. A noite de quarta-feira teve um pouco de tudo isso. No estádio Rei Pelé, em Maceió, o Flamengo derrotou o modesto e batalhador Murici por 3 a 0, na estreia na Copa do Brasil (assista ao vídeo ao lado). O placar classificou o Rubro-Negro à próxima fase, eliminou a partida de volta, mas não convenceu. O time de Vanderlei Luxemburgo carece de um padrão tático, apesar das oito vitórias em oito partidas oficiais na temporada.

O Flamengo não jogava em Maceió desde 2004. Na ocasião, empatou com o CRB por 4 a 4, também pela Copa do Brasil. A distância só faz a tensão aumentar. Os torcedores procuram aproveitar cada segundo perto da equipe. Foi assim desde a chegada da delegação a Maceió, na madrugada da última terça-feira. Acompanhado da esposa Deysilene e da filha Kayane, Gilvânio castigou o chapéu de couro para aliviar o nervosismo.


- Faz tempo que não vou ao cardiologista, mas estou passando bem. Em casa eu grito ainda mais. Aqui, estou com vergonha (risos). Sempre que posso tento ver o Flamengo, principalmente no Recife, que é mais perto (cerca de três horas de viagem).

A esposa confirmou e contou que muitas vezes fica assustada.

- Ele grita demais em casa. O homem fica louco.

O empate sem gols no primeiro tempo mereceu vaias dos rubro-negros. Por outro lado, cerca de 1.500 torcedores do Murici vibraram muito com a resistência da equipe, que também buscou o gol e em alguns momentos levou perigo ao adversário.

- O Ronaldinho é o pior do Flamengo – reclamou o funcionário público Milton Alves.

Milton levou o filho João Vitor, de oito anos, pela primeira vez a um jogo do Fla. Por conta do excesso de paixão dele, o garoto levou um grande susto.

- Em 2009, no gol do hexa do Ronaldo Angelim, eu desmaiei. Ele achou que eu tivesse morrido – lembrou.

Os gols de Ronaldinho Gaúcho, Renato e Negueba deixaram o ambiente mais leve no Rei Pelé. Era o que a torcida precisava, já que os erros de passe e a apatia do time irritaram muito na maior parte do jogo. No fim, euforia, festa e provocações ao adversário batido e ao próximo.

- Ih, Ih, Ih, vai para casa, Murici!

- Ô Botafogo, pode esperar. A sua hora vai chegar!

Na próxima fase da Copa do Brasil, o Flamengo vai enfrentar Fortaleza ou Fast-AM. Os amazonenses venceram o primeiro jogo por 2 a 0, em Manaus, e estão em vantagem. A segunda partida será no Ceará. No domingo, às 16h (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o Botafogo, pela semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão.