segunda-feira, 30 de setembro de 2013



Hernane iguala Love na artilharia do século: ‘Pretendo fazer mais’


Atacante chega a 24 gols em 2013, em segundo como maior goleador do Fla em uma temporada no século 21. Líder é Edílson, com 28, em 2001
Os dois gols marcados por Hernane diante do Criciúma neste domingo – sendo um em cobrança de pênalti - ajudaram o time a vencer por 4 a 1 e também fizeram o atacante atingir novas marcas individuais. Com oito gols, o Brocador é artilheiro isolado do novo Maracanã. O camisa 9 também chegou a 24 gols em 2013 e igualou o feito de Vagner Love no ano passado, colocando-se empatado como segundo maior artilheiro do clube em uma única temporada neste século. O líder da seleta lista, que conta com nomes como Ronaldinho Gaúcho e Adriano, é Edílson Capetinha, com 28, em 2001.

- Tenho feito muitos gols no Maracanã, que é a casa do Flamengo. E pretendo fazer mais – afirmou Hernane.
O atacante não marcava há três jogos, o último gol tinha sido na derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR. Diante do Criciúma, ele foi o jogador que mais finalizou, sendo seis vezes: dois gols, uma para fora, uma defendida pelo goleiro e duas travadas pelo adversário.
Jayme de Almeida lembrou o esforço de Hernane no dia a dia. Segundo o treinador, quando perdeu a vaga para Marcelo Moreno, o Brocador chegou a ficar abatido, mas focou no trabalho.
- Hernane é um jogador que luta todos os jogos. Torço para que ele tenha sorte fora do Maracanã. Tomara que ele faça uns golzinhos para gente na quarta-feira (contra o Coritiba). Golzinhos, não. Golões. O centroavante vive de gols. Quando o Moreno chegou, ele perdeu espaço, perde a confiança, ficou triste com a reserva. Mas nunca deixou de treinar. Ele está dando conta do recado. Acho legal o Moreno, que respeita o momento do Hernane – disse o treinador.
Na atual temporada, Hernane fez 12 gols no Carioca, quando foi artilheiro, três na Copa do Brasil, e nove no Brasileirão. Em fevereiro, já com a nova diretoria, o atacante renovou seu vínculo com o Flamengo até março de 2016 e teve belo reajuste salarial.
Com Hernane no ataque, o Flamengo volta a campo na quarta-feira, quando enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira.

domingo, 29 de setembro de 2013

O MENGÃO PARA HOJE



Números a favor: 'Quando estou fora, cobrança é para voltar', diz Léo Moura
No retrospecto, time sem o lateral-direito não conseguiu nenhuma vitória no Campeonato Brasileiro. Jogador fala sobre reivindicações e questionamentos
Cascudo, Léo Moura está acostumado a questionamentos. Aos 34 anos, ele também passa por situações curiosas, com torcedores pedindo sua saída quando está em campo, e tantos outros ávidos por seu retorno quando está fora do time. Como aconteceu recentemente, logo que desfalcou a equipe por conta de uma lesão. Mas o lateral-direito tem os números a seu favor. No Campeonato Brasileiro, coincidência ou não, o Rubro-Negro não venceu uma única vez sem a presença do jogador no gramado: foram seis jogos, com três empates e três derrotas.
- Números mostram tudo. Dentro de campo, além de entrar para vencer, também tenho sorte, dedicação. Entro sempre para vencer, fico feliz com números a favor, essa marca positiva. Sei o quanto sou cobrado ali dentro, minha importância para o grupo. Dou sempre meu melhor - afirmou Léo Moura.
Atualmente, o lateral sempre é alvo de questionamentos e divide opiniões entre os que defendem sua permanência e os que pedem sua saída. Mas o camisa 2 rubro-negro não mostra incômodo com a situação e se concentra nos meses que faltam até o fim da temporada, quando termina seu contrato no Fla.
Números (Brasileirão):
Fla com Léo Moura:
6 vitórias, 6 empates e 5 derrotas
Fla sem Léo Moura:
0 vitória, 3 empates e 3 derrotas
Números (temporada):
Fla com Léo Moura:
21 vitórias, 9 empates e 8 derrotas
Fla sem Léo Moura:
3 vitórias,  4 empates e 5 derrotas
- Cobrança é normal. Mas engraçado que quando estou fora do jogo a cobrança é para eu voltar. Sei que quando não estou faço falta ao time. Ainda tenho muita lenha para queimar. Faltam dois meses para acabar o contrato e o campeonato, vou dar o meu melhor - prometeu.
Léo Moura não tem reserva imediato. Na sua ausência, Luiz Antonio é improvisado no setor. O jovem Digão seria a outra opção. Para a próxima temporada, o departamento de futebol tem como uma das urgências a contratação de um lateral-direito. No fim do treino deste sábado, o camisa 2 conversou com o diretor executivo Paulo Pelaipe à beira do campo. Segundo o jogador, os dois falavam sobre a importância de vencer e amenizar as cobranças.
- É coisa do dia a dia. Estávamos falando que o Flamengo vive de vitórias, ele até disse que no futebol não adianta nada se a bola não entrar no fundo da rede. Isso que temos que fazer. Com vitória, o clima é outro. Sei como é a pressão. Temos que ter a vitória em casa, ainda mais depois da boa atuação pela Copa do Brasil.
 

Leonardo Moura e Paulo Pelaipe 
Com Léo Moura na lateral direita, o Flamengo volta a campo para enfrentar o Criciúma neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Com 27 pontos, o Rubro-Negro está dois a frente dos próprios catarinenses, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

sábado, 28 de setembro de 2013



Torcida do Fla abraça Jayme e aponta efetivação 
como decisão certa
Após 'não’ de Abel Braga, enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM mostra preferência pelo comandante com conhecimento do clube
Pelo menos num primeiro momento, a torcida abraçou Jayme de Almeida e levou em conta o conhecimento que o auxiliar tem do grupo, a identificação com o Flamengo, clube onde começou sua carreira, além de não inflacionar a folha de futebol. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, a imensa maioria dos internautas apontou que a escolha da diretoria foi correta ao efetivar Jayme. Foi feita a seguinte pergunta: “O que você achou da efetivação de Jayme de Almeida?”. E 93,28% responderam que “a decisão é certa por ele conhecer o elenco, ter identificação com o clube e não gerar maiores gastos de salários”, num total de 4.153 votos.
E apenas 6,72% disseram que a “decisão foi errada, pois ele ainda não tem experiência como técnico para assumir o time em momento complicado” (299 votos). No total, 4.452 internautas deixaram o seu voto.
Em um primeiro momento, depois do pedido de demissão de Mano Menezes, o vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, fez contato telefônico com Abel Braga. Três dias depois, na última segunda-feira, o treinador agradeceu, exaltou o projeto que o clube esboça para 2014, com a montagem de um time forte, mas recuou.
Diante da negativa de Abel, nenhum outro nome era consenso na diretoria, ainda mais pelo pouco tempo restante até o fim da temporada. Desde a saída de Mano Menezes, o diretor executivo Paulo Pelaipe foi a favor da manutenção de Jayme de Almeida.
Depois, todos passaram para o mesmo lado do dirigente. A identificação com o Rubro-Negro e o conhecimento do grupo foram motivos destacados por Wallim Vasconcelos para confirmar a efetivação do auxiliar, que faz parte da comissão técnica fixa.  Acredita-se também que a torcida terá maior tolerância, ao menos num primeiro momento, por conta da história do atual técnico com o clube.
Em dezembro, a diretoria definirá o nome de quem comandará a equipe na próxima temporada.
- É legal receber esta confiança da diretoria do clube. E vamos procurar fazer o melhor. Eu que comecei a carreira aqui no clube, agora estar comandando o Flamengo...É uma noite emocionante – afirmou Jayme de Almeida, ainda no Maracanã, ao ser questionado sobre a notícia de sua efetivação.
Jayme está invicto como treinador. Em quatro partidas até hoje, ele comandou a equipe em uma vitória e três empates, o último deles diante do Botafogo, 1 a 1, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Apoio da geração vencedora
Jayme recebeu apoio de jogadores que fizeram história no Flamengo e são seus amigos, caso de Zico, Adílio, Júnior, entre outros.
Recentemente, Júnior destacou os motivos que poderiam fazer de Jayme o nome ideal para o momento da equipe:
- Ele conhece muito o Flamengo. Foi meu auxiliar em 94, quando fui treinador pela primeira vez. Em 2004, quando voltei como diretor, fez um grande trabalho na base. Jayme tem conhecimento do clube, jogou pelo clube, chegou à seleção brasileira em 76 pelo Flamengo. Mais credenciais, impossível. Ele estava como auxiliar do Mano. Isso pode ajudar. Não sei se trazendo um treinador que desconheça como as coisas acontecem no Flamengo, a dimensão, até que ponto esse cara possa colocar a mão no negócio e transformar a coisa de uma hora para outra.

Felipe lamenta ciranda de técnicos e espera 
permanência de Jayme
Goleiro destaca negativamente as mudanças de ritmo de trabalho, que atrapalham o grupo, e garante dedicação para ajudar Jayme a permanecer
O ano começou com a troca de diretoria, mas a manutenção de Dorival Júnior, treinador escolhido pela gestão passada. O treinador saiu, Jorginho chegou e ficou pouco tempo no cargo. Foi a vez de Mano Menezes assumir. Depois de fazer planos a longo prazo, o técnico pediu demissão após três meses no comando. Foi dada uma cartada por Abel Braga, que não aceitou o convite. Jayme de Almeida, então, foi efetivado, sendo o quarto a ocupar o cargo em 2013. A ciranda de técnicos é apontada pelo goleiro Felipe como um dos problemas da atual temporada.
- É ruim para qualquer trabalho (mudanças de treinadores). Não podemos chegar aqui e falar que isso é normal, ainda mais num clube grande. Foram profissionais competentes que passaram, não é normal troca de trabalho tão rápido. Para o atleta é ruim, pois acaba entrando num ritmo de trabalho e logo muda. Temos que fazer de tudo para Jayme permanecer um bom tempo – afirmou o camisa 1.
Felipe diz que a identificação de Jayme e Cantarelle – que passou a ser auxiliar técnico – com o Flamengo ajuda no atual momento. E fala até mesmo em permanência do comandante na próxima temporada. O goleiro tem noção da complicada missão que é assumir o Rubro-Negro no momento:
Tem que ser um Flamengo só.
Não pode ser um da Copa do
Brasil e outro do Brasileiro.
Temos que tentar jogar bem
todas as partidas."
Felipe
- Cada treinador tem sua forma de trabalho. Pelo Jayme ter sido criado aqui, ter raiz rubro-negra, o próprio Cantarelle. Eles tentam pegar mais o passado, o que viveram dentro do clube. Eles entendem como é isso aqui. Tentamos absorver o máximo e vamos ajudar. Sabendo que é uma posição complicada hoje ser treinador do Flamengo, mas vamos fazer bons jogos para quem saiba Jayme possa ser mantido no ano que vem.
O goleiro lamentou ainda a instabilidade do time na atual temporada. E cita como exemplo a ser seguido a campanha da equipe na Copa do Brasil.
- Tem que ser um Flamengo só. Não pode ser um da Copa do Brasil e outro do Brasileiro. Temos que tentar jogar bem todas as partidas. Fizemos grandes partidas, mas também perdemos. Temos que levar susto para jogar bem - completou.
Flamengo e Criciúma se enfrentam neste domingo, às 16h, no Maracanã, em um confronto direto na tabela do Brasileirão. O Rubro-Negro é o 16º colocado, com 27 pontos, apenas dois a mais do que o adversário, primeiro time da zona de rebaixame

FONTE: globoesporte.com