quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EM DIA DE FLA X GOIÁS. O MENGÃO PODE SER CAMPEÃO NO BASKET



Invicto, Fla busca quina sobre Macaé para levar nono título carioca seguido

Depois de ganhar por 98 a 89 no primeiro jogo das finais do Estadual, time liderado por Marcelinho garante eneacampeonato se derrotar Macaé do irmão Duda
Apesar da postura cautelosa do técnico José Neto, os jogadores do Flamengo não querem deixar escapar a chance de conquistar o nono título carioca consecutivo, nesta quarta-feira. Em vantagem na série melhor de três das finais do Campeonato Carioca de basquete, após a vitória por 98 a 89, fora de casa, o embalado time rubro-negro só precisa vencer a equipe de Macaé, nesta quarta-feira, às 19h30m, no Ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, para confirmar seu favoritismo e garantir o eneacampeonato da competição.
Em caso de uma vitória de Macaé, a terceira e decisiva partida será disputada nesta quinta-feira, às 20h, no mesmo local. Até aqui, as duas equipes se enfrentaram quatro vezes na competição - três pela primeira fase e uma no primeiro jogo das finais - e o Fla levou a melhor em todas.
rubro-negros elogiam adversário
Ausente na conquista do bicampeonato do NBB 5 em razão de uma cirurgia no joelho direito, o ala Marcelinho não vê a hora de entrar em quadra e conquistar mais um título com a camisa do Flamengo. Desta vez, porém, o capitão rubro-negro não contará com a companhia do irmão Duda do seu lado.
- É difícil entrar em quadra e enfrentar meu irmão. Já jogamos contra algumas vezes, mas estivemos juntos nos últimos anos, em muitas conquistas pelo Flamengo. Com a bola em jogo, ele é adversário e vou querer vencer. Ele também, e espero que seja um grande jogo - afirmou Marcelinho.
Apesar do favoritismo rubro-negro, que venceu todos os sete jogos disputados no torneio, o camisa 4 mantém os pés no chão, elogia o investimento feito pela Prefeitura de Macaé  e espera uma partida complicada.
- Macaé investiu bastante, fez boas contratações e está mostrando isso em quadra. É bom para o basquete do Rio de Janeiro ter mais um time forte. Vencemos uma partida dura na casa deles e eles virão para cima da gente. Queremos a vitória, o título e levar essa taça para a Gávea. Mas para isso precisamos jogar bem, ter atenção e inteligência - alertou Marcelinho.
Um dos titulares da equipe nesse início de temporada, o armador Gegê aproveitou para convocar a torcida rubro-negra.
- Somos mais fortes jogando ao lado da nossa torcida. Queremos muito esse título e estamos muito concentrados para esse jogo. Macaé é um time perigoso e queremos contar com o apoio da ‘Nação’.
os quatro jogos entre fla e macaé no carioca
1º turno: Flamengo 72 x 67 Macaé
2º turno: Flamengo 96 x 74 Macaé
3º turno: Flamengo 80 x 74 Macaé
Primeiro jogo das finais: Flamengo 98 x 89 Macaé

FLA É MELHOR NO RETROSPECTO GERAL



Vinte e três anos depois, Goiás e Fla têm nova 'decisão' na Copa do Brasil


Em 1990, Rubro-Negro levou o primeiro de seus dois títulos na competição contra o Esmeraldino. Times fazem o jogo de ida da semifinal nesta quarta
Em 1990, Renato Gaúcho, Júnior e Djalminha eram os destaques do Flamengo. Túlio, que ainda nem era Maravilha, e Luvanor conduziam o Goiás. Na decisão da Copa do Brasil daquele ano, o Rubro-Negro conquistou o primeiro dos seus dois títulos na competição – ganhou também em 2006. No primeiro jogo, em Juiz de Fora, vitória carioca por 1 a 0. O empate sem gols em Goiânia assegurou o título no dia 7 de novembro. Passados 23 anos, o Flamengo tem como  destaques Léo Moura, Elias e Hernane Brocador. No Goiás, quem brilha é o goleador Walter, cuja escalação virou um mistério por conta de um problema muscular.
Nesta quarta-feira, no Serra Dourada, em Goiânia, os times se enfrentam pela segunda vez na história da competição e novamente trata-se de um confronto decisivo. Às 21h50m (de Brasília), começa a semifinal. Depois de eliminarem Vasco e Botafogo, respectivamente, Goiás e Flamengo disputam um lugar na decisão. Quem passar pega Atlético-PR ou Grêmio.
O árbitro Wilson Luiz Seneme, de São Paulo, apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann, do Rio Grande do Sul, e Bruno Boschilia, do Paraná.
as escalações
Goiás: a única dúvida na formação titular do Alviverde é Walter. O atacante será reavaliado momentos antes para partida. Se não puder jogar, Júnior Viçosa já está definido como substituto. Na vaga de Amaral, suspenso, entra Thiago Mendes. O provável time titular esmeraldino é: Renan; Vitor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, David, Hugo, Roni e Eduardo Sasha; Júnior Viçosa (Walter).
Flamengo: com a maratona de jogos no Brasileirão e na Copa do Brasil, Jayme de Almeida não fez nenhum tipo de trabalho entre o empate com a Portuguesa e o confronto com o Goiás. A tendência, porém, é que o treinador mande para campo a escalação próxima da que considera ideal, com Carlos Eduardo no meio-campo. Suspenso, Cadu não enfrentou a Lusa e deu lugar a Luiz Antonio. A manutenção da equipe significaria uma postura mais precavida no Serra Dourada. Já Paulo Victor é o substituto natural do lesionado Felipe. O Rubro-Negro começa a busca uma vaga na decisão com Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, André Santos e Carlos Eduardo (Luiz Antonio); Paulinho e Hernane.
quem esta fora
Goiás: Amaral recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Flamengo: o time perdeu peça importante na véspera da partida. O goleiro Felipe, que vinha numa sequência de boas atuações, terá de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, não enfrenta o Goiás e talvez só volte a jogar em 2014. O zagueiro Samir e o atacante Marcelo Moreno ainda se recuperam de lesões.
pendurados
Goiás: Vítor, Dudu Cearense, Hugo e Walter.
Flamengo: André Santos.
na historia
Goiás e Flamengo se enfrentaram apenas duas vezes pela Copa do Brasil. Em novembro de 1990, as equipes decidiram a competição, e o Rubro-Negro ficou com o título. O time carioca venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Fernando, em Juiz de Fora. Na segunda partida, no Serra Dourada, um empate por 0 a 0 garantiu o título do Fla. O vídeo ao lado mostra como foi o primeiro jogo daquela decisão.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

FLA100



Flamengo é 100% quando decide a semifinal da Copa do Brasil em casa


Nas três vezes em que jogou a segunda partida como mandante, em todas o Rubro-Negro se classificou para disputar o título da competição nacional
Nesta quarta-feira, contra o Goiás, o Flamengo dá seu primeiro passo para mais um vez tentar chegar à final da Copa do Brasil. Ao longo da história da competição, que acontece desde 1989, o Rubro-Negro já chegou às semifinais em nove oportunidades, tendo disputado o título em cinco ocasiões: ganhou duas (1990 e 2006) e foi vice três vezes (1997, 2003 e 2004).
E, para os mais supersticiosos, um fato curioso chama atenção. Das nove semifinais disputadas pela equipe carioca, três vezes a vaga na final foi definida em casa, no Rio, e em todas o Fla avançou de fase. O fato aconteceu em 2003, 2004 e 2006, quando o time da Gávea eliminou Sport, Vitória e Ipatinga, respectivamente.
Porém, em apenas uma dessas três oportunidades o Rubro-Negro sagrou-se campeão, em 2006, justamente contra seu maior rival, o Vasco. Nas outras, perdeu o caneco para Cruzeiro (2003) e Santo André (2004).
Flamengo e Goiás se enfrentam às 21h50m (de Brasília) de quarta-feira, no Serra Dourada, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. A partida de volta acontece no dia 6 de novembro, no Maracanã, e a torcida rubro-negra espera que a equipe mantenha seu retrospecto positivo decidindo a vaga na final em casa.

Veja abaixo como foram às semifinais em que o Fla decidiu a vaga como mandante:

2003 - Flamengo x Sport
Ida - Sport 0 x 1 Flamengo (Ilha do Retiro)
Volta - Flamengo 0 x 0 Sport (Maracanã)

2004 - Flamengo x Vitória
Ida - Vitória 0 x 1 Flamengo (Barradão)
Volta - Flamengo 2 x 0 Vitória (Maracanã)

2006 - Flamengo x Ipatinga
Ida - Ipatinga 1 x 1 Flamengo (Ipatingão)
Volta - Flamengo 2 x 1 Ipatinga (Maracanã)