domingo, 16 de fevereiro de 2014

FLAMENGO SEMPRE MANDA...



Com Vasco e Flamengo em situação oposta, 'Clássico dos Milhões' volta ao Maraca

 MARACANÃ DE 2009. A TORCIDA DO FLAMENGO SEMPRE MANDANDO
 MARACANÃ DA GERAL...SEMPRE FLAMENGO
 MARACANÃ MODERNO...FLAMENGO TAMBÉM É QUEM MANDA

 É HOJE...
Demorou, mas o dia chegou. Depois de três anos e meio, o "Clássico dos Milhões" volta ao Maracanã neste domingo, às 16h (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Carioca. Único confronto entre os grandes clubes da cidade que ainda não foi disputado no estádio após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, o jogo vai colocar frente a frente dois times em situações distintas apesar da proximidade na tabela. De um lado, o pressionado Flamengo vai tentar impedir a primeira série de três derrotas seguidas sob o comando do técnico Jayme de Oliveira. Já o Vasco vai promover a estreia de seu novo camisa 10, Douglas, para tentar esquecer o tropeço contra o Nova Iguaçu.

Em São Januário, a semana foi de tranquilidade e muito trabalho. Com tempo livre para treinar, o técnico Adilson Batista deu muita atenção à movimentação de sua equipe nas atividades. A novidade principal no time será o meia Douglas, ex-Corinthians, que foi apresentado na última terça e já está confirmado entre os titulares. A única dúvida do comandante parece ser entre o volante Fellipe Bastos e o atacante William Barbio. Com 15 pontos, o Vasco ocupa a quarta posição no estadual.

Pelos lados da Gávea, o clima é de cobrança. Apesar de ocupar a vice-liderança da competição com 16 pontos, o Flamengo vem de duas derrotas seguidas justamente nos dois jogos mais importantes que já disputou na temporada: 3 a 0 para o Fluminense e 2 a 1 para o Léon, do México, em sua estreia na fase de grupos na Libertadores.

Ao contrário do rival, o Rubro-Negro ainda enfrentou uma desgastante viagem durante a semana e só desembarcou no Rio na tarde da última sexta. O fator cansaço, aliás, pode fazer Jayme poupar alguns titulares, por mais que ele tenha relacionado força máxima para a partida. O objetivo principal é evitar a série de três derrotas seguidas, algo que nunca aconteceu sob o comando do atual técnico.

Eduardo Cordeiro Guimarães apita a partida, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Luiz Antonio Muniz de Oliveira.

Escalacoes:
Vasco: o técnico Adilson Batista não confirmou a escalação do Vasco para o clássico contra o Flamengo. Mas, aparentemente, o comandante tem apenas uma dúvida: o volante Fellipe Bastos ou o atacante William Barbio. Assim, o clube de São Januário pode ir a campo tanto no 4-2-3-1 como no tradicional 4-4-2. Certo é que o meia Douglas vai fazer sua estreia com a camisa vascaína. O provável time titular tem Martín Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Aranda e Douglas; William Barbio (Fellipe Bastos), Everton Costa e Edmilson.

Flamengo: apesar do desgaste pela viagem de mais de 20 horas de volta do México, após a estreia na Libertadores, Jayme de Almeida relacionou o que tem de melhor para o clássico. Se nenhum titular se queixar de cansaço, o treinador repetirá a escalação que começou a partida contra o León, com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Cáceres, Elano e Lucas Mugni; Everton e Hernane.

Quem esta fora:
Vasco: os laterais Marlon e Henrique se recuperam de lesões e não jogam. Já o atacante Reginaldo é outro que está fora.

Flamengo: Paulinho, que voltou do México queixando-se de dores no púbis, é o único desfalque de Jayme de Almeida. O atacante fará exames para saber a gravidade do problema.

Pendurados:
Vasco: Bernardo, Luan, Martín Silva e Montoya.
Flamengo: Gabriel e Léo Moura.

Na historia:
No dia 23 de abril do ano 2000, em plena Páscoa, o Vasco aplicou um verdadeiro chocolate sobre o Flamengo: 5 a 1. Leandro abriu o placar para o Rubro-Negro, mas Felipe não demorou a empatar. A virada veio com Romário. Em seguida, Luiz Alberto e Viola foram expulsos. Depois, Romário marcou mais dois, sendo um deles de pênalti. Após os três gols, o Baixinho deixou o gramado de maca e disse que a resposta ao ex-clube sempre seria dada dentro de campo. Mas tinha mais jogo pela frente. Pedrinho driblou Rodrigo Mendes, que cometeu pênalti. O mesmo cobrou e marcou o quinto. O talento do meia resultou em confusão e mais expulsões. Com a vitória, o Vasco se consagrou campeão daquela Taça Guanabara.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COMEÇA A HISTÓRIA...JÁ ESCRITA!!!



Rumo ao bi, capítulo 11: Fla pega León e renova sonho na Libertadores

Campeão na primeira participação, Rubro-Negro tem um histórico recente de desempenhos ruins e conta com elenco experiente para voltar a dar alegria
O status é quase que uma obsessão para o torcedor do Flamengo: bicampeão da Libertadores. Mas a espera é longa, e com muitos capítulos nada agradáveis. Campeão da maior competição do continente logo na primeira vez que disputou, em 1981, o Rubro-Negro já desperdiçou dez oportunidades de colocar mais uma troféu em sua história. Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília) – 18h, horário local –, dá a largada para mais uma tentativa: no Nou Camp, diante do León, do México. E se o título ainda é algo distante, é quase que obrigação uma campanha mais honrosa que as recentes.
Prestes a iniciar sua 12ª participação na competição, o Fla foi campeão logo na estreia, ao vencer o Cobreloa em Montevidéu, mas frustrou o torcedor logo no ano seguinte. Classificado direto para semifinal por ser detentor do título, disputou um triangular com River Plate e Peñarol, sendo eliminado pelos uruguaios em um Maracanã lotado. Em 83 e 84, o Grêmio foi o carrasco, com eliminações na primeira fase e na semifinal. Na década de 90, foram apenas duas participações, mas com campanhas aceitáveis: caiu nas quartas para o Boca Juniors, em 91, e o São Paulo, em 93.
A virada do século XXI, entretanto, não trouxe boas histórias na relação Fla/Libertadores. Já em 2002, uma participação vergonhosa, com eliminação na primeira fase. Cinco anos se passaram até o retorno. Campeão da Copa do Brasil, o time foi bem na primeira fase e caiu para o Defensor Sporting, do Uruguai, após perder por 3 a 0 fora e vencer por 2 a 0 em casa em 2007. No ano seguinte, o pior dos cenários: Cabañas e o América do México calaram o Maracanã com um 3 a 0, após vitória rubro-negra por 4 a 2 no jogo de ida. Dois anos se passaram até o retorno, em 2010: último classificado, o time de Adriano e Vagner Love eliminou o líder Corinthians nas oitavas, mas caiu para La U de Montillo por conta do 3 a 2 em pleno Maracanã (o Fla venceu por 2 a 1 fora, mas acabou eliminado). Por fim, Ronaldinho não impediu a queda na primeira fase em 2012.
Com tantos fracassos recentes em mente, o Flamengo deu prioridade à Libertadores em 2014. Praticamente três times foram montados, os titulares tiveram pré-temporada prolongada e jogadores experientes e campeões da competição, como Alecsandro e Elano, foram contratados. Tudo dentro do script perfeito – com exceção da derrota por 3 a 0 sofrida diante do Flu, no último sábado. Nesta quarta, a força rubro-negra além das fronteiras será colocada mais uma vez à prova, e para começar com o pé direito Jayme de Almeida tem apenas uma dúvida: Samir ou Erazo na defesa.
Já o León vive o oposto do Flamengo. Ainda engatinhando além das fronteiras mexicanas, jogará a Libertadores pela segunda vez, a primeira na fase de grupos. Eliminado na pré pelo modesto Deportes Iquique, do Chile, no ano passado, deposita suas fichas na temporadas no torneio sul-americano. Atual campeão do México, é somente o 15º entre 18 times na disputa atual. Para partida com o Fla, o técnico Gustavo Matosas tem apenas uma dúvida em relação à sua força máxima: o ídolo Rafa Marquéz está com um problema na coxa e, caso seja vetado, dará lugar a Eisner Loboa.
Além de Flamengo e León, o Grupo 7 tem Bolívar, da Bolívia, e Emelec, do Equador. O trio de arbitragem para este jogo será colombiano. José Buitrago apita o duelo, auxiliado por Wilmar Navarro e Rafael Rivas.
Escalacoes:
León: a presença do experiente Rafa Marquéz, zagueiro com passagem pelo Barcelona, é a única dúvida do treinador Gustavo Matosas. O time escalado para fugir da má fase atual é Yarbrough, Jonny Magallón, Rafa Márquez (Eisner Loboa), Nacho González e Edwin Hernanez; Luiz Monte, Gullit Peña, Gallo Vazquéz e Elias Hernandez; Mauro Boselli e Sebastian Mas.
Flamengo: sem problemas de lesão, Jayme de Almeida poderá escalar o que tem de melhor nesta primeira rodada. A única dúvida está na zaga. Após duas atuações ruins, Erazo pode perder a vaga para o jovem Samir, sempre muito bem quando foi titular. Com isso, o Fla entrará em campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir (Erazo) e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Everton; Paulinho e Hernane.
Quem esta fora:
León: capitão da equipe e da seleção mexicana, Rafa Márquez é a única dúvida. O zagueiro sente dores na coxa direita e desfalcou a equipe nos últimos dois jogos.
Flamengo:  o time carioca não tem desfalques.
Na historia:
Flamengo e León se enfrentaram apenas uma vez na história, em partida amistosa em 1962 durante uma excursão da equipe carioca à América do Norte. Na oportunidade, dia 4 de fevereiro, o Rubro-Negro, que contava com nomes como Carlinhos, Gerson e Dida, derrotou a equipe mexicana por 1 a 0, gol do Canhotinha de Ouro. As duas equipes, que se enfrentam pela primeira vez na Taça Libertadores, têm histórias diferentes na competição. Enquanto o Fla disputa a Libertadores pela 12ª vez e possui um título, a equipe mexicana joga a competição apenas pela segunda vez.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

FLA DE BROCADOR...FLU DE GORDO!!!



Bem contra pequenos, Fla e Flu têm grande teste para a temporada 2014
No G-4 e com boas campanhas no início do Carioca, rubro-negros e tricolores colocam poder de fogo à prova em clássico que marcará estreias de Everton e Walter

Enfim, um grande teste na temporada. Flamengo e Fluminense têm cumprido bem seus papéis no Campeonato Carioca. Passadas seis rodadas, ocupam o G-4, e caminham para uma classificação para as semifinais. Os torcedores rubro-negros e tricolores, entretanto, ainda não estão seguros do que suas equipes podem render ao longo de 2014. Com apenas pequenos no caminho, o time da Gávea foi quase perfeito, o das Laranjeiras tropeçou somente nas duas primeiras rodadas, mas agora é para valer. Com um clássico como parâmetro, a dupla poderá medir seu poder de fogo para a temporada neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Carioca.

Líder da competição, com 16 pontos em 18 possíveis, o Flamengo tem vencido e convencido. Mais do que isso, com titulares, reservas e até um terceiro time. Assim, chegou ao topo da tabela. O clássico contra o Flu, por sua vez, chega em boa hora: cinco dias antes da estreia na Libertadores, quarta-feira, contra o León, no México. Uma vitória no Maracanã confirmará a empolgação de momento. Já um tropeço deixará desconfiado um torcedor cansado de campanhas frustrantes nas últimas participações na disputa continental.

No Flu, uma vitória pode fazer a equipe, que tem 13 pontos, chegar até a liderança (precisa tirar cinco gols de saldo em relação ao Fla). Na ausência de Fred, machucado, os tricolores ficarão de olho no substituto do capitão. Walter ou Michael? Renato Gaúcho já decidiu, mas, pelo menos por ora, guarda segredo. O possível estreante está oito quilos mais magro, treinou bem na última semana e motivado para fazer a estreia com a camisa tricolor. Michael, substituto de Fred em três partidas no Carioca, vive bom momento. Foram dois gols marcados e boas atuações.

Flamengo: Jayme de Almeida dá continuidade ao planejamento que tem sido executado com perfeição neste início da temporada. Após assistirem de casa à goleada por 5 a 2 dos reservas sobre o Boavista, quarta-feira, os titulares voltam a campo. Erazo, que recebeu 15 pontos na cabeça após choque em treinamento, na quinta, está liberado pelo departamento médico, e Everton, enfim, foi regularizado.

As escalações:
Flamengo: Felipe, Léo Moura, Wallace, Erazo e André Santos; Amaral, Muralha; Elano e Everton; Hernane e Paulinho.

Fluminense: sem Fred, Renato Gaúcho vai mandar a campo a força quase máxima. O time está escalado com a dúvida no ataque: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Jean e Conca; Sobis e Walter (Michael).

Quem está fora

Flamengo: autor de três gols contra o Boavista no meio da semana, Alecsandro queixou-se de dores no pé direito por ter sofrido uma pancada e foi vetado pelo departamento médico. O atacante é o único jogador que não está à disposição de Jayme de Almeida no elenco de 35 do Flamengo.

Fluminense: Fred, com uma lesão na coxa direita, é o único desfalque tricolor. Todos os outros estão à disposição.  

Pendurados
Flamengo:  Léo Moura.
Fluminense:  Gum.

Historia
Há quatro anos, Flamengo e Fluminense faziam um Fla-Flu para lá de emocionante. No dia 31 de janeiro de 2010, o time rubro-negro bateu o Tricolor por 5 a 3, no Maracanã, pela Taça Guanabara, depois de ir para o intervalo perdendo por 3 a 1. Adriano comandou a virada do Fla. O Imperador foi responsável por três dos cinco gols do time. Vagner Love e Kléberson marcaram os outros dois. Alan, Conca e Cássio fizeram os gols do Flu, que dominou o primeiro tempo da partida. Com o triunfo, o Rubro-Negro alcançou a liderança isolada do Grupo A do primeiro turno da competição estadual.