Boa fase vira ação de
marketing, e Fla passa o Corinthians no sócio-torcedor
Número de adesões dos dois
clubes está na casa dos 45 mil, mas Rubro-Negro aposta na classificação para a
final da Copa do Brasil para deslanchar de vez
O Flamengo descobriu a melhor
estratégia de marketing possível no mercado: vencer. Os resultados dentro de
campo refletiram imediatamente no programa de sócio-torcedor, que voltou a
crescer bastante depois da arrancada na Copa do Brasil. Com a classificação
para decisão, o Rubro-Negro passou a marca das 45 mil adesões e deixou para
trás o Corinthians, assumindo a quarta posição com 45.482 contra 45.101 dos
paulistas. A expectativa dos dirigentes flamenguistas era superar o rival
paulista na atualização dos números na tarde desta quinta-feira, o que acabou se
confirmando - antes o número indicava 44.551 para os rubro-negros. A previsão é
de que o número cresça consideravelmente na próxima semana. A explicação é
simples: a preferência na compra de ingressos para finalíssima contra o
Atlético-PR, dia 27 de novembro, no Maracanã.
O líder quase que inalcançável
em curto prazo é o Internacional, com quase 110 mil sócios, seguido pelo Grêmio
(74 mil) e pelo Santos (pouco menos de 54 mil). Em seguida, vem o Flamengo e
logo depois o Corinthians, na disputa palmo a palmo pela quarta colocação, ambos na casa dos 45 mil.
Pelo Twitter oficial do "Nação Rubro-Negra", o Rubro-Negro chegou a
celebrar a quarta colocação, mas logo depois o post foi deletado. Cruzeiro,
Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Sport completam a lista dos dez primeiros.
O mapa de evolução do Nação Rubro-Negra desde
o lançamento, no fim de março, deixa
clara a importância dos resultados e da volta ao Maracanã na participação dos
torcedores. A novidade fez com que o Fla
alcançasse 25 mil sócios-torcedores logo nos dois primeiros meses. A distância
do Rio de Janeiro, com mando de campo em Brasília, e a má fase do time, por sua
vez, brecaram a evolução e nos quatro meses seguintes o crescimento caiu
radicalmente. Entre maio e setembro, foram cerca de 13 mil adesões, com o mês
de agosto registrando o menor número: 1.113 novos participantes.
O gol de Elias, nas oitavas de
final da Copa do Brasil, sobre o Cruzeiro, entretanto, foi responsável por um
novo "boom" no programa. Desde então, já são quase 10 mil novos
sócios, com a maioria desses tendo se cadastrado no mês de outubro. E o reflexo
é imediato também na compra de ingressos. Dos quase 50 mil pagantes na vitória
sobre o Goiás, quarta-feira, cerca de 20 mil adquiriram o bilhete
antecipadamente via "Nação Rubro-Negra". Estes números aumentam a
confiança da diretoria em uma adesão em massa nas semanas que antecedem a final
contra o Atlético-PR.
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