sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Luxa faz balanço de R10, Fla, futebol do Rio e elege craque: Neymar
Técnico diz que 2011 foi ano de recuperação para o Rubro-Negro: ‘Ano que vem tem que ser melhor’
Às vésperas do último jogo de 2011, Vanderlei Luxemburgo fez um balanço da temporada de Ronaldinho Gaúcho, em particular, e do Flamengo, como um todo. Para o treinador, o camisa 10 oscilou bons e maus momentos, mas o saldo foi positivo. Já em relação ao time, viu expressivas melhoras em comparação ao ano passado, mas ressaltou que ainda tem muito a fazer para 2012.
- O Ronaldo teve momentos bons e ruins na temporada, jogou bastante, está readaptado ao Brasil, não temos nada a reclamar. Estamos próximos de voltar à elite do futebol sul-americano, falta um pouquinho. E o Ronaldo faz parte do contexto, ele trouxe grandeza para o Flamengo, juntando ao nome do clube que é muito forte – afirmou.
Vanderlei não quis comentar sobre a permanência de Ronaldinho e Thiago Neves. Mas deixou escapar que as negociações estão avançadas.
- O momento não é de comentarmos isso, é assunto interno, vale discutir o jogo contra o Vasco. Isso é uma coisa que já está no caminho, sendo discutida há muito tempo.
Vanderlei projeta o ano de 2012 e destaca o retorno de grandes nomes para o futebol brasileiro.
- A volta do Ronaldo lá atrás, do Ronaldinho, do Deco, que estava há muito tempo na Europa, o Fred que optou por jogar no Brasil. Hoje o país se equipara ao futebol europeu em relação a pagamento. Na competição de mercado, até ultrapassa alguns países. Tem que existir projetos como a manutenção do Neymar, que foi a maior conquista do futebol brasileiro. Gostaria que não ficasse só nisso.
Sobre o time, Vanderlei deixou claro que melhoras aconteceram, mas que o Flamengo ainda tem muito a almejar.
- Ano que vem tem que ser melhor. O Flamengo tem que pensar sempre em estar na elite do futebol sul-americano. Tivemos uma recuperação fantástica do ano passado para este. Vejo o ano como de recuperação, mas percalços aconteceram e não chegamos ao título – analisou.
O técnico foi além, exaltou o bom momento do futebol carioca, mas fez um alerta.
- O futebol carioca fez bons investimentos, a volta do Ronaldinho, o Deco, o presidente do Botafogo sendo audacioso, fazendo um grande trabalho. O futebol carioca sempre lutou por títulos, mas não pode ser um castelo de areia. Em 1991, quando saí daqui, disse que o futebol carioca estava 10 anos atrás. Agora, está sempre chegando junto. Mas ainda é preciso melhorar a estrutura.
Questionado sobre quem seria o craque do Brasileirão, Vanderlei não titubeou:
- Neymar.

Nenhum comentário: