sábado, 14 de dezembro de 2013

BROCADOR 2014!!!



De fé renovada e no pique do açaí, Hernane prepara brocada para 2014

Atacante aproveita passagem por cidade natal para se esbaldar com fruta preferida e visita santuário para agradecer 2013 e projetar disputa continental: título e artilharia
Hernane colocou Bom Jesus da Lapa no mapa do futebol. A pequena cidade, de cerca de 70 mil habitantes, no interior da Bahia, porém, estava longe de ser apenas mais uma no cenário nacional. Anualmente, centenas de milhares de peregrinos invadem o local, que recebe uma das maiores romarias do Brasil por conta do padroeiro local. E, quando está em casa, o Brocador se torna apenas mais um devoto. A visita à terra natal durante as férias foi rápida, durou menos de dois dias, mas não poderia chegar ao fim sem uma passagem pela belíssima Igreja da Gruta. No santuário, o atacante do Flamengo agradeceu pelo ano de consagração e pediu bênçãos para cumprir um sonho: conquistar a Libertadores. 
Descoberta em 1691, a gruta onde foi construído o santuário é o maior orgulho dos lapenses, e com Hernane não é diferente. De boca cheia, o Brocador trata a igreja como ponto de visitação obrigatória nas férias, em um roteiro que inclui ainda um "tour" pela casa dos muitos parentes que tem no local e visita a lanchonete onde toma seu açaí preferido. 
- Espero um 2014 excelente. Vim agradecer por 2013 ter sido maravilhoso. Agora, espero que o Flamengo possa ir bem na Libertadores e eu possa brigar pela artilharia. Esse é o meu pensamento. Meu sonho é jogar a Libertadores, vai ser minha primeira, e se eu for campeão com o Flamengo, depois de tantos anos, vai ser mais um ano maravilhoso. Sabemos que tem grandes equipes, mas vamos montar um time forte para ir bem. Fico feliz por poder voltar a essa igreja maravilhosa. Está cheio de romeiros pagando promessas e comigo não é diferente. Minha passagem foi rápida, mas tinha que agradecer. Todo ano tenho que vir a igreja do Bom Jesus. É um dos causadores do meu sucesso, sempre faço minhas orações. É um lugar lindo. Muitas pessoas falaram que a cidade não tinha nada, mas nossa maior honra é esse local.
Apesar da devoção, Hernane não tem o hábito de fazer promessas. A única realizada, e já cumprida, foi a doação da camisa de seu primeiro clube profissional, o Atibaia, em 2007. Na Gruta do Bom Jesus, o atacante casou no fim do ano passado, e o retorno serviu também para renovar seus votos com Denise Diele. Do interior da Bahia, o Brocador teve tempo ainda para acompanhar o sorteio de grupos da Libertadores e analisar a chave do Flamengo, que terá Bolívar, da Bolívia, Emelec, do Equador, e León, do México, como rivais.
- Não vai ser fácil. São times fortes quando jogam em casa, alguns jogos serão com altitude, mas sabemos da força do Flamengo. Temos que fazer valer o Maracanã. Vamos entrar fortes. 
Peregrinação pelo passado e muito açaí
A estadia não durou 48 horas, mas Hernane fez questão de ver e abraçar o maior número de amigos possíveis em Bom Jesus da Lapa. Se a passagem pela gruta era obrigação, a mesma regra valia para o cumprimento da agenda de visitas a casa de tios, primos e outras pessoas importantes em seu passado. No roteiro, um bairro em especial era indispensável: Lagoa Grande. Foi ali, em ruas que sequer são calçadas, que o Brocador deu os primeiros chutes e, obviamente, marcou os primeiros gols. 
A casa humilde onde o atacante do Flamengo morou com a avó em boa parte da infância já não é mais da família. Ainda assim, Hernane faz questão de passar por ali para matar a saudade: 
- Aqui foi onde tudo começou. Era onde eu brincava com primos, com amigos. Agora, estou retornando, a casinha já está bem velhinha, mas é um filme que nunca vou esquecer. Entrar no Maracanã com 70 mil e depois voltar na cidade onde nasci e morei é uma felicidade imensa. Me emocionei. A melhor parte das férias é estar com a família e relembrar por onde passei. 
As peladas na rua, entretanto, vinham acompanhadas de obrigações para o Brocador. Se queria jogar bola, era preciso participar dos afazeres domésticos. Missão que ele cumpria um pouco contrariado e muito apressado para ir logo dar suas primeiras "brocadas". 
- Quando criança, pensamos muito em futebol. Mas temos uns deveres a fazer em casa. Os netos tinham que limpar o quintal primeiro para depois jogar futebol. Era quando tinha as brigas com os irmãos, os primos, mas todo garoto é assim na infância. Briga ali e logo depois se abraça. Tem a parte boa e a ruim. A ruim era fazer os deveres antes do futebol. Tinha que fazer rapidinho, de qualquer jeito, para ir brincar (risos).  
Com os agradecimentos devidamente feitos na gruta e todo mundo devidamente acarinhado, o Brocador encerrou a passagem por Bom Jesus da Lapa com um de seus programas preferidos: tomar açaí na praça central da cidade. O vício é antigo e por um tempo foi pago com gols, como entregou o ex-treinador Olavo, do time de várzea Real Formoso. 
- Pagávamos 30 reais por gol e ele corria para gastar com açaí.
Em 2013, foram 36 gols com a camisa do Flamengo. Ninguém no Brasil fez mais. E as férias estão só começando para o Brocador. Haja açaí!

Nenhum comentário: