domingo, 27 de fevereiro de 2011

É HOJE


 ‘Passista’ Ronaldinho tenta antecipar o carnaval do Fla contra o Boavista
Neste domingo, Rubro-Negro enfrenta o time de Saquarema na decisão da Taça Guanabara, a primeira do camisa 10 desde que voltou ao Brasil
Ronaldinho Gaúcho é do samba. Um sujeito com malemolência. Em campo, dribles, jogadas de efeito e uma ginga especial. Nas comemorações, mostra que conhece bem o riscado e vira passista. Uma paixão tão avassaladora como a que ele tem pela bola. Parte da programação de carnaval do camisa 10 do Flamengo está definida. Além da participação nas baterias das escolas Acadêmicos do Grande Rio e Portela, o craque criou o bloco “Samba, amor e paixão”, que vai desfilar pela praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
A folia pode começar uma semana antes, no Engenhão. Neste domingo, o Rubro-Negro enfrenta o Boavista na decisão da Taça Guanabara, às 16h (de Brasília). A primeira de Ronaldinho na volta ao Brasil depois de uma década no futebol europeu. A primeira dele com a camisa do Fla.
Uma final para marcar o primeiro ato do novo monarca da Gávea. Quarenta e seis dias depois de uma apresentação apoteótica diante de 20 mil torcedores e de 444 minutos em campo, o astro, o capitão do time, tem de brilhar. Ele quer dar o espetáculo que os rubro-negros esperam. Quer dar volta olímpica, a volta por cima depois de um período de má fase na Europa.
Ronaldinho não enjoa do sabor da primeira vez. Foi assim na estreia, dia 2 de fevereiro, contra o Nova Iguaçu. Um jogo em que teve muita vontade, lampejos de genialidade e uma nítida emoção por exercer de fato e direito a frase que disse durante a apresentação oficial: “Agora eu sou Mengão”. Após a vitória por 1 a 0, gol de Wanderley, o craque ficou sozinho em campo. Contemplou e foi contemplado. Aplaudiu e foi aplaudido pela nação. De arrepiar, segundo ele.

Ronaldinho treino Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Alegria, alegria! Novo rei da Gávea, Ronaldinho está perto do primeiro título (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

O primeiro gol veio no jogo seguinte. Gol de pênalti que virou gol de placa no estádio Moacyrzão, em Macaé. Contra o Boavista, adversário da final, ele abriu a vitória por 3 a 2, no último dia 6, com direito a sambadinha na comemoração. Dez dias depois, marcou com bola rolando. Foi na vitória por 3 a 0 sobre o Murici-AL, pela Copa do Brasil. Após cruzamento de Léo Moura, escorou de cabeça.
Houve também a emoção do primeiro clássico. De cara, um jogo decisivo. Contra o Botafogo, há uma semana, estava em disputa a vaga na final do primeiro turno do Carioca. Para muitos, o melhor jogo de Ronaldinho até aqui. Depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, vitória rubro-negra nos pênaltis. Ele sequer precisou cobrar o dele, mas pegou o "Bonde do Mengão sem freio", funk que virou hino entre os jogadores.

A partida contra o Boavista será arbitrada por Marcelo de Lima Henrique, com os auxiliares Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, e a TV Globo transmite para os para os estados do RJ, ES, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, além de SC, exceto Florianópolis-SC.
header o que esta em jogo
Flamengo: mais do que o título do primeiro turno do estadual, a partida deste domingo vale para não estragar a festa da primeira conquista do clube com Ronaldinho. A torcida esgotou os ingressos à espera da vitória. Um revés teria gosto de “mico” e tiraria a paz do grupo de Vanderlei Luxemburgo.
Boavista: final de Taça Guanabara. Título inédito para o clube em jogo. Adversário? Flamengo. Tudo isso poderia deixar o Boavista assustado, mas a equipe de Saquarema não quer saber de pressão psicológica. Depois de eliminar o Fluminense na semifinal, vai deixar o favoritismo para o Rubro-Negro e entrar em campo tranquila para a decisão. O grupo do técnico Alfredo Sampaio está disposto a fazer história.
header as escalações 2
Flamengo: os treinos fechados no Ninho do Urubu precederam o duelo. Luxemburgo fez mistério e o justificou ao dizer que a final será um "clássico". O treinador fez vários testes, mas a formação não deve mudar muito. É possível que Egídio volte à lateral esquerda. Renato, Thiago Neves e Ronaldinho formariam o meio-campo, e Deivid continuaria um pouco à frente. A tendência é que o garoto Negueba fique como opção. O goleiro Felipe, que torceu o polegar da mão esquerda, treinou normalmente na véspera. Provável escalação: Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Willians, Renato, Ronaldinho e Thiago Neves; Deivid.
Boavista: o treinador Alfredo Sampaio afirmou que não pretende que o time jogue recuado e, na sexta-feira, chegou a testar um esquema com três atacantes. Vinculado ao Flamengo, o meia Erick Flores não poderá jogar por razão contratual. Lesionado, o volante Douglas também está fora. Recuperando-se de lesão na coxa, o lateral-direito Joílson ainda é dúvida. Escalação: Thiago, Bruno Costa (Joílson), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luis e Frontini.
header fique de olho 2
Flamengo: holofotes, microfones, olhares. Tudo no Engenhão nesta tarde levará a Ronaldinho. Depois de quase um mês em ação, o camisa 10 está pronto para ser protagonista da decisão diante de cerca de 40 mil rubro-negros presentes no estádio.
Boavista: depois de segurarem Loco Abreu, do Botafogo, os zagueiros do Fla terão de enfrentar o atacante Frontini. Autor de seis gols no campeonato, o argentino, de 88 kg e 1,91m, fez os gols do Verdão sobre o Rubro-Negro na fase classificatória do primeiro turno. O Boavista foi a única equipe a marcar duas vezes contra os defensores de Luxemburgo.

header o que eles disseram
Ronaldinho, meia-atacante do Flamengo: “Está tudo correndo bem, dentro do previsto. Em cada jogo quero melhorar fisicamente. O resto vem ao natural, tudo dentro do planejado. É maravilhoso estar numa final dentro de pouco tempo de trabalho”.
Tony, meia-atacante do Boavista: "Não vamos ter pressão alguma. Acho que a gente fez o trabalho da maneira que tinha que ser feito. Conseguiu o segundo objetivo, já que o primeiro era estar na semifinal. Agora, a responsabilidade é do Flamengo. É uma equipe grande. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas entramos tranquilos, sabendo do nosso potencial. Vamos para lá para fazer um jogo bonito".
header números e curiosidades
* Flamengo e Boavista se enfrentaram apenas cinco vezes na história do Campeonato Carioca: quatro vitórias do Flamengo e um empate. A média de gols do confronto é de três por partida. Foram marcados 15 em cinco jogos.
* O Boavista é a sexta equipe considerada pequena a chegar a uma final da Taça Guanabara. De 2004 para cá (quando o formato do estadual permaneceu igual), Volta Redonda e Americano/2005, América/2006, Madureira/2007 e Resende/2009 conseguiram tal feito.
* Nas últimas seis vezes em que o Flamengo conquistou a Taça GB, a equipe da Gávea também levou o Campeonato Carioca: 1996, 99, 2001, 2004, 2007 e 2008. O Rubro-Negro busca o tradicional troféu pela 19ª vez, a sétima invicta.
* O Boavista disputou três partidas no Engenhão e até agora não perdeu. Foram duas vitórias e um empate: 3 a 1 sobre o Botafogo, em 2008, 3 a 1 sobre o Vasco, em 2011 e 2 a 2 com o Fluminense, na semifinal da Taça Guanabara deste ano (venceu nos pênaltis).
header último confronto v2
No segundo jogo de Ronaldinho com a camisa rubro-negra, o Flamengo teve trabalho. Em Macaé, o time de Luxemburgo fez 2 a 0 (Ronaldinho, de pênalti, e Deivid). A equipe de Saquarema empatou com o atacante Frontini. No fim, Negueba fez o terceiro do Fla: 3 a 2.

Nenhum comentário: