sábado, 30 de julho de 2011

RONALDINHO CARIOCA PRA HOJE


Como vai você? R10 e Grêmio, criatura e criador, se reencontram

Mais de uma década depois de deixar o estádio Olímpico, craque do Flamengo enfrenta pela primeira vez na carreira o clube que o revelou
Ronaldinho e Grêmio no mesmo campo de futebol. Ali, naquele espaço em que estiveram juntos por 141 vezes entre janeiro de 1998 e janeiro de 2001. Foi no Olímpico que o garoto dentuço chegou como irmão do ex-jogador Roberto Assis, cresceu e virou profissional. O talento de sobra lhe garantiu a camisa 10 do Tricolor. Dali foi um pulo para a Seleção Brasileira. O Grêmio gostava cada vez mais de Ronaldinho, mas Ronaldinho desejava e era desejado por clubes da Europa. A saída ganhou contornos de litígio, mas a vida seguiu. França, Espanha, Itália. R10 deixou o Monumental para ser dono do planeta em 2004 e 2005, temporadas em que ninguém jogou mais bola do que ele.
No início desta temporada, uma possibilidade de reconciliação. Em má fase na Europa, Ronaldinho queria deixar o Milan e voltar ao Brasil. O Grêmio outra vez o desejou, só que R10 preferiu a oferta do Flamengo. O abalo na relação foi ainda maior. Mais de dez anos depois do último jogo dele pela equipe gaúcha, haverá um reencontro. Às 18h30m (de Brasília) deste sábado, no Engenhão, o craque, a cria, vai ser um estranho adversário para o Grêmio. No Rio, o capitão rubro-negro não falou sobre este jogo. No Olímpico, ninguém quis entrar em polêmica. O que Ronaldinho vai sentir? Se fizer gol, vai comemorar?
Há mais do que o reencontro em jogo. O Fla é o único invicto do Brasileirão e briga pelo título. O time de Vanderlei Luxemburgo está em terceiro na tabela, com 24 pontos, e persegue o líder Corinthians, que tem 28. O Grêmio de Julinho Camargo tem sido muito cobrado por seus torcedores. A campanha é ruim: só dois pontos acima da zona de rebaixamento, com 13, em 14º lugar.
Sálvio Spinola Fagundes Filho (SP-Fifa) apita o confronto, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Vicente Romano Neto (SP-asp. Fifa).
Flamengo: depois de uma vitória histórica sobre o Santos, por 5 a 4, na Vila Belmiro, o Rubro-Negro ganhou força na briga por um lugar no G-4 e pelo título. O time de Vanderlei Luxemburgo quer aproveitar o bom momento para continuar perto do líder Corinthians.
Grêmio: próximo de completar um mês no cargo, o técnico Julinho Camargo precisa se recuperar do empate em casa com o América-MG. Dois pontos acima da zona de rebaixamento, o momento do Grêmio é de apreensão, com muitas cobranças da torcida.
header as escalações 2
Flamengo: : Luxa terá o retorno de Airton. Suspenso pelo STJD por quatro jogos, ele ficou fora contra Ceará e Santos, mas está liberado. O departamento jurídico conseguiu um efeito suspensivo até que um novo julgamento ocorra. Nas demais posições, todos os titulares estão à disposição. A escalação provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato, Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

Grêmio: Julinho Camargo, como de hábito, não revela o time escolhido. Mas ele indica a utilização de uma equipe mais defensiva, conforme sua estratégia preferencial para jogos fora de casa. Indefinições, entretanto, não faltam. O time provável tem Victor, Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos, Escudero e Leandro (Adilson, ou Mithyuê); André Lima.
quem esta fora
Flamengo: o volante Luiz Antonio luxou o ombro direito contra o Santos e só volta em três semanas. O atacante Negueba e o lateral-direito Rafael Galhardo estão com a Seleção Brasileira sub-20.
Grêmio: Miralles cumpre suspensão; Gabriel e Rodolfo estão lesionados; Douglas recupera-se de uma amigdalite; Fernando serve à Seleção Brasileira sub-20.
header pendurados
Flamengo: Airton, Bottinelli, Ronaldo Angelim, Welinton e Willians.
Grêmio: André Lima, Douglas, Fernando, Leandro, Rafael Marques e Saimon.
header fique de olho 2
Flamengo: três gols, atuação de gala e nota 10 no Troféu Armando Nogueira. Não bastasse a euforia criada por Ronaldinho no jogo contra o Santos, a partida deste sábado marca o reencontro do craque com o clube que o revelou. O Gaúcho vai ser adversário do Grêmio pela primeira vez. O clima entre as partes é um ponto de interrogação, já que no início deste ano ele escolheu jogar no Flamengo na volta ao Brasil. O Rubro-Negro concorreu com a equipe do Olímpico numa negociação quase inteminável. R10 é o artilheiro do Brasileirão, com oito gols.
Grêmio: Gilberto Silva, recém chegado ao Brasil após uma década na Europa, agregou muita qualidade à marcação e à saída de bola do Grêmio. O volante comete poucas faltas, realiza desarmes com elegância, e tem alto índice de acerto nos passes.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: "Este jogo (contra o Santos) mexeu com todo mundo, mas não posso viver dele para sempre. Aqui no Flamengo você tem de matar um leão por dia e correr de dois, de três. Isso aqui é Flamengo. Você vai ser cobrado sempre de maneira diferente. Tem de ganhar a cada jogo".
Julinho Camargo, técnico do Grêmio: "O Flamengo é uma equipe que vem crescendo, acabou de fazer talvez o melhor jogo da competição, e é uma das equipes que está praticando o melhor futebol. Mas conheço a história do nosso clube, sei o que ele representa, e vamos para a briga".
header números e curiosidades

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Desde 2003, ano do início do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, Flamengo e Grêmio se enfrentaram 14 vezes e jamais a equipe visitante venceu o jogo. Com exceção de dois empates sem gols, em 2004 e 2008, no Olímpico e dos empates por 1 a 1 no Rio e 2 a 2 em Porto Alegre, ambos em 2010, as demais partidas terminaram com vitória do time da casa. O último triunfo de um visitante foi do Grêmio: 3 a 2 no Rio, em 2002.
* O Flamengo venceu seis dos últimos sete confrontos com o Grêmio realizados no Rio pelo Campeonato Brasileiro, todos no Maracanã. Em 2002, o Tricolor gaúcho venceu por 3 a 2. A partir daí, foram seis vitórias do Fla e um empate. Será a primeira vez que eles se enfrentam no Engenhão.
* Computando todas as competições e amistosos, Flamengo e Grêmio já se enfrentaram 90 vezes: 29 vitórias gremistas, 33 empates e 28 triunfos do Fla. O Grêmio marcou 121 gols, contra 105 do Rubro-Negro.header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
Um gol do hoje aposentado Petkovic aos 41 minutos do segundo tempo evitou a derrota rubro-negra para o Grêmio na noite de 22 de setembro de 2010, no Olímpico. O Tricolor vencia o jogo e parecia confirmar, ao mesmo tempo, sua ascensão e os temores do adversário no Campeonato Brasileiro. Mas Pet salvou e definiu o empate por 2 a 2. Douglas e Jonas marcaram para os gaúchos. Kleberson fez o primeiro dos cariocas no jogo que marcou o reencontro entre Silas (então técnico do Fla, muito mais vaiado do que aplaudido) e a torcida tricolor. Com o resultado, os gremistas subiram para 30 pontos, na décima colocação. Os cariocas, com 28, estavam em 14º.
Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: