segunda-feira, 3 de março de 2014

61 ANOS DO ZICÃO...HOMENAGEM DO CARNAVAL DO RIO E DOS AMIGOS. PARABÉNS GALINHO.



Zico 'troca' Beija-Flor por Imperatriz e diz que no carnaval vale virar a casaca


Escolhido como enredo da Imperatriz, Galinho abre mão da escola do coração em 'ano atípico' e torce por título da escola que vai homenageá-lo na avenida

É possível imaginar um torcedor que, em apenas um campeonato, resolve trocar de camisa e desejar que outro time seja campeão? No futebol, parece algo inconcebível. E no carnaval? Para Zico é algo possível e é exatamente o que vai acontecer este ano, quando o craque vai trocar a Beija-Flor, escola do coração, pela Imperatriz Leopoldinense. O Galinho tem um motivo nobre para fazer a mudança: o enredo da Imperatriz, cujo tema é a história do maior ídolo do Flamengo, que será contada na avenida. Diante da homenagem assim, ele acha válido virar a casaca.

- Sem dúvida que vale. É um ano atípico. Ser homenageado, ser o enredo de uma escola do peso de uma Imperatriz... É gratificante eles terem me escolhido - disse, quando questinado sobre a "troca" pela repórter Aurora Bello, em entrevista ao "É Gol!!!".
Zico contou que já desfilou por outras escolas, como a Estádio de Sá e a União da Ilha, mas deixa a paixão falar mais alto quando fala da Beija-Flor, que conquistou o ex-jogador quando ainda brilhava nos gramados.

- Já desfilei na Estácio, (no enredo sobre o Flamengo), na Ilha, e na Beija-Flor era constante. Em 1975, fui homenageado na quadra, recebi um troféu muito bonito. Estava começando minha carreira, tinha sido artilheiro do campeonato e no carnaval de 1976, a Beija-Flor foi campeã. Com isso, passei a ser Beija-Flor e todos os anos ia na Sapucaí - explicou.

A paixão pelo Carnaval, segundo ele, começou muito antes. Ainda adolescente, o craque participava de um bloco que reunia a garotada do bairro Quintino Bocaiúva, zona norte do Rio de Janeiro, onde ele cresceu e de onde surgiu o apelido "Galinho de Quintino".

- O Carnaval sempre foi curtido com muita intensidade. É uma relação de muitos e muitos anos, desde os 13, 14 anos, porque tínhamos o bloco lá de Quintino, de juventude, em que saíamos sempre - contou.
Zico; Carnaval: Zico gosta de Carnaval desde a adolescência e tem experiência em desfilar na avenida
Animado por virar enredo, Zico acompanhou os preparativos da Imperatriz para o desfile de segunda-feira, dia 3 de março, dia do seu aniversário. Ele deu palpites nas fantasias e até barrou algumas sugestões. Agora, está na expectativa para pisar na avenida e espera ver a escola levantar as arquibancadas.
- O samba encaixou direitinho, tem refrão forte, que é o que a galera canta no Maraca, que levanta o time. Estou muito feliz com toda essa aura que está em torno do que está acontecendo na Imperatriz. Seria muito legal se a gente pudesse transformar isso numa vitória da escola - disse.
O tabu de que escolas com enredos relacionados a esporte não ganham Carnaval não preocupa o homenageado, que espera dar sorte.
- A escola e a comunidade estão trabalhando para devolver o título a Imperatriz, que não ganha há muitos anos. Essa questão do esporte sempre teve, que não conseguiu (levar as escolas ao título), mas estamos acostumado a quebrar pedra. Vamos quebrar mais uma - afirmou, confiante.

Romário, sobre Zico: ‘Se tivesse jogado com ele, teria feito 2 mil gols’
Deputado e ex-atacante exaltou a iniciativa de homenagear grandes ídolos do esporte
Se Romário e Zico tivessem jogado na mesma época, e juntos, a soma de gols ao todo em toda a carreira do ex-atacante chegaria ao número de dois mil. Quem faz o cálculo é o próprio Baixinho, que marcou presença no camarote de uma cervejaria na primeira noite de desfiles na Sapucaí.
- Não tive a oportunidade de jogar com o Zico, apenas nos últimos anos, nas partidas festivas que ele realiza sempre ao final de cada ano. Mas tenho certeza que, se tivéssemos jogado juntos, eu teria feito mais de dois mil gols – afirmou, modesto.
Romário no camarote carnaval Rio de Janeiro. Romário esteve em camarote de cervejaria da qual é garoto-propaganda (Foto: Thiago Correia)
Para o deputado federal, a homenagem que será feita nesta segunda-feira pela Imperatriz Leopoldinense ao Galinho é mais do que merecida. É uma forma de reconhecimento a grande ídolos do esporte e deveria ser incentivado.
- É muito importante que grandes ídolos, como o Zico, recebam homenagens deste tipo. Importante também para as gerações atuais, que não puderam vê-lo em campo e conhecem a sua história e a sua importância para o futebol – disse.
Mas tenho certeza que, se tivéssemos jogado juntos, eu teria feito mais de dois mil gols
Romário
Na noite deste sábado, outro grande nome do futebol brasileiro foi tema do enredo de uma escola de samba. Ronaldo Fenômeno foi homenageado pela Gaviões da Fiel, em São Paulo. Devido a compromissos, Romário não pode acompanhar o desfile, mas crê que a escolha, assim como a de Zico, foi mais do que justa.
- Em termos mundiais, o Ronaldo foi até mais importante para o futebol brasileiro pois conquistou Copa do Mundo e é o maior artilheiro do Mundial. Mas os dois tem sua grande importância no futebol mundial – avaliou.
Salgueirense, Romário aguarda com entusiasmo pela entrada da sua escola na avenida – é a penúltima a desfilar neste domingo. E como todo torcedor, espera que o Salgueiro possa sair campeão deste carnaval.

Dinamite diz que desfile para Zico será ponto alto da Sapucaí: 'Grande amigo'

Adversário do Galinho nos anos 70 e 80, presidente do Vasco garante presença nesta segunda-feira na avenida
Assíduo na Sapucaí, Roberto Dinamite esteve mais uma vez nos desfiles no sambódromo. Espectador do desfile da Unidos da Tijuca, na noite deste domingo, o presidente do Vasco ressaltou que o grande momento será na segunda-feira. O dirigente espera a hora de pisar na avenida para homenagear o amigo Zico.
- Vou estar presente. Fui um dos adversários do Zico nos anos 70 e 80 e (estará na avenida) até em retribuição, pois ele jogou minha partida de despedida e vestiu a camisa do Vasco. Nada mais justo do que eu estar aqui amanhã de novo desfilando pela Imperatriz neste grande momento e fazendo uma homenagem a esse grande homem, atleta e amigo Zico - disse Roberto Dinamite, enquanto aproveitava um dos camarotes da Sapucaí.
Carnaval - Sapucaí - Roberto Dinamite e Zico sempre foram grandes amigos

Nenhum comentário: