domingo, 10 de abril de 2011

O CLÁSSICO DA AFIRMAÇÃO


Botafogo x Flamengo: rivalidade à prova em 'decisão' sem taça

Protagonistas das últimas quatro finais do Carioca se enfrentam ainda em busca de vaga na semifinal da Taça Rio
Uma partida entre Botafogo e Flamengo virou quase sinônimo de decisão no Rio de Janeiro. Protagonistas das últimas quatro decisões do Campeonato Carioca (o clássico de 2010 decidiu a Taça Rio, mas deu o título estadual antecipado ao Alvinegro), as duas equipes enfrentam uma outra realidade neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O jogo é uma batalha na difícil missão de alcançar uma vaga na semifinal do segundo turno.
O Flamengo tem a situação mais confortável. Campeão da Taça Guanabara, o time de Ronaldinho Gaúcho tem vaga assegurada na decisão do estadual. Mas na Taça Rio, o Rubro-Negro ocupa a segunda posição do Grupo A, com 12 pontos, quatro a menos do que o líder Vasco e um a mais do que o Americano, que neste domingo enfrenta o Fluminense. No Grupo B, o Botafogo é o vice-líder, com 11 pontos, ao lado do Fluminense, e a três do líder Olaria.
As duas equipes têm campanhas parecidas na Taça Rio, e equilíbrio é a marca do clássico desde 2007, quando deram início à sequência de decisões. Até a semifinal da Taça Guanabara de 2011, quando o Flamengo levou a melhor nos pênaltis, os rivais se enfrentaram 24 vezes, com nada menos do que 13 empates (sendo que seis em 2 a 2), sete vitórias rubro-negras e quatro do Botafogo.
Esta será a primeira vez que Caio Júnior disputa um clássico carioca desde que deixou o Flamengo, em 2008. Aliás, o treinador alvinegro nunca perdeu neste tipo de confronto. Pelo Rubro-Negro, foram quatro vitórias e dois empates.
header o que esta em jogo
Botafogo: pressionado pelo Fluminense e separado do líder Olaria por três pontos, o Alvinegro precisa vencer o Flamengo para chegar à última rodada da fase de classificação da Taça Rio dependendo apenas de suas forças para se classificar à semifinal. Esta é a última chance de o Botafogo garantir presença em mais uma decisão do Carioca, feito alcançado nas últimas cinco edições.
Flamengo: campeão da Taça Guanabara, o Fla quer ganhar a Taça Rio a todo custo para evitar os dois jogos finais do Carioca. A classificação para a semifinal do segundo turno, no entanto, não é tão simples. Com 12 pontos no Grupo A, a equipe está a quatro do líder Vasco e apenas um à frente do Americano..
header as escalações 2
Botafogo: Márcio Azevedo, suspenso, é o único desfalque de Caio Júnior para o clássico. Assim, Somália será mais uma vez improvisado na lateral esquerda. O restante da equipe é o mesmo que venceu o Paraná Clube, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. O técnico Caio Júnior escalou o time com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Somália; Marcelo Mattos, Arévalo, Bruno Tiago e Everton; Herrera e Loco Abreu.
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai dar uma nova chance ao atacante Deivid. Ele será titular ao lado de Ronaldinho. A última vez que começou uma partida, foi justamente contra o Botafogo, na semifinal do primeiro turno. Na lateral esquerda, Rodrigo Alvim está mantido. A escalação: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.
header fique de olho 2
Botafogo: motivado pelos dois gols marcados na vitória sobre o Paraná, Loco Abreu estará mais uma vez diante do Flamengo, adversário contra o qual costuma se dar bem. O atacante é a referência ofensiva e também é alternativa na armação de jogadas para seus companheiros.
Flamengo: com cinco gols no ano, Deivid é o artilheiro da equipe ao lado de Wanderley e Ronaldinho. Depois de perder peso e se livrar de um problema no nervo ciático, o atacante tenta recuperar a confiança. Pressionado pela torcida, ele reconhece que as vaias o incomodam.
header o que eles disseram
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Estou muito feliz em voltar ao Rio de Janeiro. É uma cidade alegre e festiva, o que é legal quando se está no campo. Estava com saudade desse ambiente de clássico. Meu histórico em clássicos é positivo."
Ronaldinho, meia-atacante do Flamengo: “É um clássico importantíssimo, como todos os clássicos no Rio de Janeiro. Tem sabor especial principalmente pelo momento da competição.”
header números e curiosidades
* Nas últimas seis vezes que Botafogo e Flamengo se enfrentaram pelo Campeonato Carioca, a equipe de Gávea não conseguiu vencer. Foram duas vitórias do Bota e quatro empates.
* A última vitória do Flamengo sobre o Botafogo pelo estadual ocorreu na final da Taça Rio de 2009: 1 a 0 (gol contra do zagueiro Emerson).
* Computando apenas jogos do Carioca, Botafogo e Flamengo não empatam uma partida sem gols há 22 anos (ou 51 partidas). O último por 0 a 0 ocorreu no dia 18 de junho de 89, na primeira partida da histórica decisão de 1989.
* Desde 2000, Botafogo e Flamengo se enfrentaram 46 vezes, com pequena vantagem rubro-negra. Foram 15 vitórias do Flamengo, 12 triunfos do Botafogo e 19 empates. Foram 67 gols marcados pelo Fla e 65 pelo Bota
header último confronto v2
No jogo mais recente entre os rivais, o Flamengo levou a melhor. Foi em 20 de fevereiro deste ano, na semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão. Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Felipe defendeu duas cobranças (de Somália e Everton) e ainda viu Renato Cajá chutar para fora. O resultado classificou o Rubro-Negro para a decisão contra o Boavista.

Nenhum comentário: