sábado, 22 de janeiro de 2011

Duplo desafio: Fla enfrenta América e o calor de Édson Passos

Ainda em busca da melhor forma física, Rubro-Negro tenta a segunda vitória na Taça Guanabara. Mecão quer ser a pedra no sapato

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

felipe treino flamengoFelipe se esforça durante treino do Flamengo
(Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)
A previsão do tempo para a tarde deste sábado é de sol forte e temperatura elevada no Rio. Em Mesquita, onde a sensação térmica costuma ser ainda maior, América e Flamengo vão se enfrentar pela segunda rodada da Taça Guanabara, às 17h (de Brasília), no estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos. 
Ao longo da semana, os jogadores rubro-negros sofreram com o calor, principalmente os que ainda estão fora de forma, como os recém-chegados Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves. O grupo de Vanderlei Luxemburgo continua em ritmo de pré-temporada. Depois de 15 dias de trabalho em Londrina, a comissão técnica traçou um planejamento para que o ritmo da preparação no interior paranaense seja mantido por pelo menos duas ou três semanas. A intenção é chegar à fase final do primeiro turno no auge do vigor físico.    
saiba mais
O América confia no bom retrospecto em casa contra o Fla para surpreender um dos favoritos ao título.

header o que esta em jogo
América: depois de empatar com o Boavista na estreia, em Saquarema, por 1 a 1, o America tenta conquistar a primeira vitória em casa. A novidade para o jogo será a presença de Thiago Coimbra, filho de Zico, no banco de reservas.
Flamengo: depois de derrotar o Volta Redonda, por 2 a 0, na primeira rodada, o Rubro-Negro quer mais três pontos e precisa adquirir entrosamento e ritmo de jogo o mais rápido possível. Os jogadores ainda trabalham no esquema de pré-temporada, de acordo com o planejamento do departamento de futebol.
 
header as escalações 2
América: o técnico Gilson Gênio espera que a equipe repita a atuação do empate com o Boavista, na primeira rodada, e possa surpreender o Fla. Por isso, o comandante americano mantém a formação que iniciou o jogo em Saquarema. A escalação provável: Mota, Edson, Victor, Ronan e Bruno Santos (Felipe Assis); Ives, Rodolpho Fukamati, Luiz Araújo e Leandrinho; Hugo e Felipe Adão
Flamengo: à espera do dia em que poderá contar com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no time, o técnico Vanderlei Luxemburgo está decidido a usar o esquema 4-2-3-1, desenho tático da estreia rubro-negra no Carioca. Fierro, titular na última quarta, foi ao Chile para tratar de problemas particulares e está fora da partida. Já o meia Botinelli ainda está na Argentina tratando dos últimos detalhes da seu visto de trabalho. Ainda há pendências na documentação de Maldonado, que também não poderá jogar. A escalação provável: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Egídio; Fernando, Willians, Renato, Vander e Marquinhos; Deivid. 

header fique de olho 2
América: Felipe Adão está confirmado no ataque rubro. Filho do ex-atacante Cláudio Adão, ele vai formar dupla com Hugo, que foi companheiro do zagueiro rubro-negro David nas categorias de base do Palmeiras.
Flamengo: Vander foi o destaque do time na vitória sobre o Voltaço. Além de fazer um dos gols, o meia sempre se apresentou como boa alternativa. Aos 20 anos, é ousado e tem o como característica o jogo ofensivo. 

header o que eles disseram
Gilson Gênio,  técnico do América: "O time será o mesmo. Tivemos uma boa exibição contra o Boavista e não vejo razão para mudança. Espero que nosso time consiga repetir a atuação de Saquarema para fazermos um bom jogo e conseguirmos um bom resultado. Afinal de contas, quando eu e Edu éramos jogadores, o America era uma pedra no sapato do Flamengo, quem sabe não conseguimos repetir isso."
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: "Jogar é Edson Passos é quente, o estádio é acanhado, mas vamos superar as dificuldades. A estreia foi boa, mas nesta primeira fase o importante é conseguir a classificação."

header números e curiosidades
* O Flamengo não perde para o América há sete anos (ou cinco jogos). A última vitória americana ocorreu no dia 8 de fevereiro 2004. Na oportunidade, em partida válida pela Taça Guanabara e disputada em Édson Passos, o América venceu o Fla por 4 a 3 em uma partida emocionante. O Rubro-Negro fez 2 a 0, gols de Jean e Roger. Joílson e André Silva empataram, Diogo recolocou o Flamengo à frente, mas Dudu, com dois gols, um deles no último minuto de jogo, garantiu a vitória americana.
* Nos últimos cinco jogos disputados entre as duas equipes, todos pelo Carioca, foram três vitórias do Fla e dois empates.
* Enfrentar o América em Édson Passos é um tormento para o Flamengo. Em seis jogos disputados pelo Estadual, foram quatro vitórias do América e dois empates.  
header último confronto v2Da última vez que se enfrentaram, em março do ano passado, o Flamengo derrotou o América por 2 a 1, no Engenhão. Jones abriu o placar para os vermelhos, aos quatro do primeiro tempo, mas o Império do Amor comandou a virada. Adriano, aos 23, e Vagner Love, aos 36 do segundo tempo, construíram a vitória rubro-negra.

Nenhum comentário: