terça-feira, 27 de setembro de 2011


Após não à Seleção, Mário Fernandes deixa o topo na lateral do Armandão
Jogador do Grêmio é superado por Rafael Cruz, do Atlético-GO, como melhor lateral-direito. Ronaldinho Gaúcho segue na liderança geral
Passadas 26 rodadas do Campeonato Brasileiro, poucas, porém significativas mudanças ocorreram no Troféu Armando Nogueira – que premia os melhores da competição. Coincidentemente, no mesmo dia em que disse não à Seleção Brasileira, alegando problemas pessoais, Mário Fernandes, do Grêmio, perdeu o posto de melhor lateral-direito para Rafael Cruz. O jogador do Atlético-GO saiu da quarta posição para o topo com 6,10 de média, deixando o gremista para trás, com 6,07. Mariano, do Fluminense, que até a 24ª jornada estava em quinto, hoje já não aparece mais entre os cinco melhores na posição.
Enquanto o Imortal Tricolor lamenta por Mário Fernandes, no arquirrival Colorado é só alegria. Não bastasse a vitória no fim de semana sobre o Atlético-MG, o Internacional emplacou Rodrigo Moledo, que até então nem figurava entre os cinco, como o melhor zagueiro da competição, com 6,39 de média. O garoto ultrapassou Rhodolfo, do São Paulo, que perdeu 0,04 décimos e está com 6,34 de média. Ausente do último clássico contra o São Paulo e barrado pelo técnico Tite, Chicão, do Corinthians, saiu do G-5 – ele era o quinto há duas rodadas.
Mesmo cumprindo suspensão automática, por isso ausente na vitória do Flamengo – após um jejum de dez partidas - sobre o América-MG, Ronaldinho Gaúcho está "parado na esquina", ou melhor, na liderança de melhor atacante e craque do Brasileirão. Nas duas categorias, R10 está com 6,92 de média, superando feras como Leandro Damião, Montillo, Neymar, Dagoberto e Loco Abreu.

Se há alguém que tem o que comemorar no Ceará, este é Fernando Henrique. Após a fratura no dedo da mão direita, sofrida em julho, o arqueiro voltou à meta do Vozão contra o Atlético-GO, na 23ª rodada, e não saiu mais. Além de recuperar a condição de titular, está a 0,10 décimos de Marcelo Lomba, do Bahia, que, por ora, é o melhor goleiro do Brasileirão, com 6,57 de média. Júlio César, do Corinthians, caiu para a quarta posição, com 6,33, e Diego, também da equipe cearense, é o quinto com média 6,30.
Entre os meias, o destaque é para o crescimento de Juninho Pernambucano. O craque do líder Vasco já está em quinto, com média 6,40, deixando Andrezinho, do Inter, para trás. Elkeson, do Botafogo, assumiu a terceira posição com 6,52, desbancando Oscar, do Colorado, com 6,43. Se o Cruzeiro decepciona, Montillo sobrevive. O argentino lidera a categoria com 6,78, e Lucas, do São Paulo, é o segundo com 6,53 de média.
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Os maiores beneficiados com isso até aqui foram Diego Souza, craque da rodada em três oportunidades, e Ronaldinho Gaúcho, Montillo, Leandro Damião e Liedson, os melhores em duas rodadas.
Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, nove partidas no Brasileirão. Já a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas.

Nenhum comentário: