sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NOSTALGIA RUBRO-NEGRA - PARTE 1


CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1980

No primeiro jogo da decisão, em 28 de maio de 1980, Flamengo e Atlético MG mediram forças para um público de 90.028 no estádio do Mineirão, Belo Horizonte, que resultou em vitória de 1x0 para o time mineiro, gol do centroavante Reinaldo. Jogo marcado pela violência dos atleticanos, Rondinelli, Deus da Raça, teve seu maxilar fraturado, saindo desacordado do Mineirão. O resultado não foi tão ruim para o Flamengo, já que o time não contava com seu melhor jogador, o Zico. Flamengo por ter feito melhor campanha, precisa de uma vitória com uma diferença simples. Em primeiro de junho, a Nação Rubro Negra fez a festa, com uma vitória de 3x2, com gols de Nunes(2), e Zico, descontando para o Atlético-MG o craque Reinaldo(2), conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro.
Os mais de 154 mil presentes assistiram a um jogo incrível. O Flamengo abriu o placar com Nunes aos sete do primeiro tempo, e um minuto depois o Atlético MG empatava com Reinaldo. Para alívio de sua torcida, o Flamengo ao final do primeiro tempo fazia seu segundo gol com Zico. Faltavam apenas 45 minutos para a consagração final, que viria de maneira emocionante. Reinaldo empatou o jogo para o Atlético MG aos 21, e o Flamengo foi só fazer o terceiro gol os 37 do segundo tempo, em uma jogada fantástica do Artilheiro das Decisões, Nunes, recebendo bola na esquerda do campo, deixa no chão o zagueiro Silvestre, e toca por cima do goleiro João Leite, festa no Maracanã, e era a conquista do primeiro título nacional pelo clube de maior torcida do Brasil.
Ficha Técnica
Ingresso do jogo
01/06/1980 - Maracanã - Rio
Flamengo 3x2 Atlético Mineiro
Juiz: José de Asssis Aragão (SP); Renda: Cr$ 19.726.210; Público: 154.355; Gols: Nunes 7, Reinaldo 8 e Zico 44 do primeiro; Reinaldo 21 e Nunes 37 do 2o; Expulsos: Reinaldo, Chicão e Palhinha.
Flamengo: Raul, Toninho, Manguito, Marinho e Júnior; Andrade, Carpegiani (Adílio) e Zico; Tita, Nunes e Júlio César. Técnico: Cláudio Coutinho.
Atlético Mineiro: João Leite, Orlando (Silvestre), Osmar, Luisinho (Geraldo) e Jorge Valença; Chicão, Toninho Cerezo e Palhinha; Pedrinho, Reinaldo e Éder. Técnico: Procópio Cardoso.

O Elenco

Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Toninho Baiano
Zagueiro: Rondinelli
Zagueiro: Marinho
Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Carpegiani
Volante: Andrade
Meia: Tita
Meia: Zico
Centroavante: Nunes
Centroavante: Júlio César "Uri Geller"
Técnico: Cláudio Coutinho
Outros Jogadores: Cantareli, Manguito, Carlos Alberto, Nelson, Leandro, Vitor, Adílio, Reinaldo II, Gerson Lopes, Carlos Henrique e Anselmo.

Nenhum comentário: