quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UMA VEZ FLAMENGO E... GOOOOOOOOOOOL


Ronaldinho, Renato, Angelim e Léo Moura: os pilares de Luxemburgo
Quarteto dá voz ao técnico em campo: ‘São os líderes do time, os meus jogadores mais experientes’
À beira do campo, Vanderlei Luxemburgo berra, gesticula o tempo todo, mas também passa instruções ao pé do ouvido. Nos treinos e jogos, faz parte da rotina do treinador do Flamengo conversar em particular com quase todos os jogadores do grupo, especialmente com o quarteto formado por Ronaldinho, Renato, Ronaldo Angelim e Léo Moura. Na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, por exemplo, os dois primeiros foram mais de uma vez ao banco de reservas para ouvir as orientações. É com o auxílio deles que o treinador posiciona a equipe, corrige erros e indica atalhos. Como jogam em setores diferentes, o técnico consegue atingir a equipe inteira.
- Ronaldo, Renato, Angelim e Léo Moura são os líderes do time em campo, são meus jogadores mais experientes. Passo as orientações para eles, que vão organizando da maneira que eu quero, vão seguindo as determinações. Isso é importante – frisou o treinador.
Jogador               Jogos    Títulos
Léo Moura         343         6
Angelim              275         6
Renato                 191         3
Ronaldinho        31           1
 Dos quatro, Léo Moura é o que tem mais partidas pelo clube: 343. Angelim vem logo depois, com 275. O zagueiro começou o campeonato no banco, mas recuperou a posição a partir da sexta rodada. Cada um deles conquistou seis títulos (quatro Cariocas, uma Copa do Brasil e um Brasileiro). No somatório das duas passagens, Renato tem 191 jogos. Ele também ganhou a Copa do Brasil e os estaduais de 2007 e 2011. Ronaldinho chegou nesta temporada, mas de cara ganhou a braçadeira de capitão, que pertencia ao camisa 2. Além disso, exerce a liderança pelo talento. É ele quem dita o ritmo das ações ofensivas da equipe.
- É bom saber que ele tem essa confiança. Ele passa isso para a gente. Além da experiência, podemos ajudar a melhorar o posicionamento em campo. Às vezes, ele quer passar algo para alguém distante e passa para mim e para outros companheiros. Nós sempre conversamos ants, durante e depois – explicou o camisa 11.
Luxa recorre aos sinais. Para quem está fora, muitas vezes é difícil compreendê-los. Renato assegura que conhece todos.
- Esses gestos eu entendo. Conheço bem ele e pego na hora (risos).
O Flamengo é o vice-líder do Brasileirão, com 30 pontos (14 jogos), um a menos que o Corinthians (31 pontos, 13 jogos).  Neste sábado, o Rubro-Negro enfrenta o Coritiba, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão.

Luxa vai priorizar jogadores versáteis na lista da Sul-Americana
Técnico terá de inscrever 25 atletas na competição continental. Relação começa a ser definida na segunda-feira, e time estreia na quarta
Dentro de sete dias, o Flamengo começa a disputar a Copa Sul-Americana. Paralela ao Brasileiro, a primeira fase é a dos confrontos nacionais. O Rubro-Negro vai disputar uma vaga na etapa seguinte com o Atlético-PR. O confronto de ida está marcado para a próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Engenhão. O de volta ocorre duas semanas depois, dia 24, no mesmo horário, na Arena da Baixada.
Vanderlei Luxemburgo prefere não falar sobre o tema agora. Segundo o técnico, a competição entrará em pauta após o jogo contra o Coritiba, sábado, pela 15ª rodada do Brasileirão.
- Na segunda-feira vou começar a montar a equipe da Sul-Americana. Ainda temos mais um jogo do Campeonato Brasileiro e a partir daí vamos começar a passar para vocês. Visamos a formatação do elenco com jogadores versáteis, que jogam em mais de uma posição. Você tem 25, mas na realidade tem 32, 33 jogadores. Nosso problema agora é o Coritiba, que é um jogo em casa, e temos de buscar mais uma vitória para continuar a caminhada - disse o técnico, que tem de enviar a relação dos jogadores a Conmebol na própria segunda-feira, ou seja, 48 horas antes da estreia do time na competição.
O Flamengo é o vice-líder do Brasileiro, com 30 pontos. O Corinthians está em primeiro com um a mais. O vencedor da Sul-Americana estará automaticamente classificado para a Libertadores 2012, o que valoriza a disputa continental. Vanderlei cita alguns dos jogadores versáteis do grupo rubro-negro.
- O Renato joga como segundo ou terceiro homem de meio-campo. O Fierro é muito versátil, ele joga na lateral, de volante, como terceiro homem. O Darío (Bottinelli) também é assim.
Em situação difícil no nacional, o técnico Renato Gaúcho disse esta semana que pretende usar um time B na Sul-Americana, já que o objetivo principal é tirar o Atlético-PR da zona de rebaixamento.
- O Atlético vive uma situação difícil no Campeonato Brasileiro. Vou conversar com a diretoria. A minha intenção é usar duas equipes, porque quem muito quer nada tem – disse.
Atualmente, Luxa não pode contar com o goleiro César, o lateral-direito Rafael Galhardo e com o atacante Negueba. O trio está na Colômbia e disputa o Mundial sub-20 com a Seleção Brasileira. Se o time de Ney Franco for à final, eles só ficarão à disposição depois de 20 de agosto, ou seja, para o segundo jogo contra o Furacão, no Paraná.
O zagueiro Alex Silva não vai estar pronto para o primeiro jogo. Ele deve estrear no dia 14, contra o Figueirense, na 16ª rodada do Brasileirão. O mesmo ocorre com o volante Luiz Antonio, que se recupera de uma luxação no ombro direito e tem retorno previsto para depois do dia 20.

O plantel do Flamengo:
Goleiros: Felipe, Paulo Victor, Vinícius e César (Seleção sub-20)
Laterais: Léo Moura, Junior Cesar, Rodrigo Alvim, Galhardo (Seleção sub-20) e Digão
Zagueiros: Angelim, Welinton, David, Jean, Gustavo e Alex Silva (estreia a partir do dia 14)
Volantes: Willians, Airton, Luiz Antonio (volta estimada após o dia 20), Muralha, Lorran e João Vitor
Meias: Thiago Neves, Renato, Fierro, Bottinelli, Vander e Adryan
Atacantes: Ronaldinho, Deivid, Diego Maurício, Negueba (Seleção sub-20) e Jael

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: