domingo, 21 de agosto de 2011

NOSTALGIA RUBRO-NEGRA - PARTE 3


TRI-CAMPEÃO BRASILEIRO 1983

O Campeonato Brasileiro de 1983 foi novamente vencido pelo Flamengo, que se tornou o terceiro clube brasileiro a conquistar um bi-campeonato (como Palmeiras e Internacional), e o segundo a chegar a três títulos, igualando o feito do Internacional em 1975, 1976 e 1979.
Depois de uma primeira fase sem zebras, vários times tradicionais foram desclassificados na Segunda Fase do Brasileiro de 83. Cruzeiro, Internacional, Bahia, Botafogo e Fluminense experimentaram o amargo gosto da eliminação precoce. Além da revolta da torcida, tiveram um enorme prejuízo financeiro por estarem fora das finais.
A terceira fase também foi muito equilibrada. Palmeiras, Grêmio, Guarani e Corinthians não tiveram forças para chegar às quartas-de-final. O único time a passar desta fase invicto foi o Atlético-MG.
Nas quartas, avançaram o Atlético-PR (que derrotou o São Paulo por 2 a 1 e 1 a 0), Santos (pelo critério técnico, após dois empates com o Goiás em 0 a 0 e 2 a 2), Atlético-MG (com um empate em 0 a 0 e uma goleada de 4 a 1 sobre o Sport) e o atual campeão Flamengo (que passou pelo arqui-rival Vasco em duas partidas emocionantes; 2 a 1 e 1 a 1). Santos e Atlético-MG jogaram uma semifinal disputada. Em São Paulo, a vitória do Peixe foi apertada: 2 a 1; em Belo Horizonte, o time comandado pelo goleiro Marolla jogou todo recuado e garantiu a vaga na final com um 0 a 0. No outro confronto, o favoritismo era todo do Flamengo. No Maracanã, a vitória foi de 3 a 0. Na volta, no Paraná, o goleiro Raul jogou sentindo uma contusão no braço e não saía em quase nenhum cruzamento. Resultado, logo no início o Atlético-PR fez 2 a 0, aí o time do Rio resolveu atuar mais recuado, preservando seu goleiro. Deu certo, o jogo terminou assim e o Flamengo era, mais uma vez, finalista.
O primeiro jogo da final foi realizado no dia 22 de maio, e só deu Santos, o time do litoral paulista foi melhor, e fez 2 a 0 com tranqüilidade. Baltazar, o "Artilheiro de Deus", contratado para substituir Nunes, ainda conseguiu um gol que diminuiu a vantagem do Santos. Na volta, no dia 29 de maio, com o Maracanã lotado, com um público de 155.253 pagantes que acompanhou uma aula de futebol. Logo aos 40 segundos, Júnior chutou, Marolla rebateu, e Zico marcou o primeiro gol do jogo. O Flamengo era só pressão e foi premiado aos 39 minutos, quando Zico bateu uma falta da direita e Leandro fez de cabeça o segundo gol. O Santos ousou no segundo tempo e deu brechas para o contra-ataque do Flamengo. Num desses lances, Robertinho deu uma arrancada sensacional pela direita e cruzou na cabeça de Adílio que selou, aos prantos, a conquista rubro-negra. O fato lamentável da final foi uma briga entre os jogadores do Santos (provocada pelo experiente goleiro Marolla) e alguns fotógrafos, à beira do campo. Mas nada tiraria o brilho de um time que era campeão da Taça de Ouro pela terceira vez em quatro anos. Flamengo tricampeão Brasileiro.
Ficha Técnica
29/05/1983 - Maracanã - Rio
Flamengo 3x0 Santos
Juiz: Arnaldo César Coelho (RJ); Público: 155.253; Gols: Zico 1, Leandro 39 e Adílio 89.
Flamengo: Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior; Vítor, Adílio, Élder, Baltazar (Robertinho; Zico, Júlio César Barbosa (Ademar. Técnico: Carlos Alberto Torres.
Santos: Marola, Toninho Oliveira, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva (Serginho Dourado), Paulo Isidoro e Pita; Camargo (Paulinho Batistote), Serginho Chulapa e João Paulo. Técnico: Formiga.

O Elenco
Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Leandro
Zagueiro: Figueiredo
Zagueiro: Marinho
Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Adílio
Volante: Andrade
Meia: Tita
Meia: Zico
Centroavante: Baltazar
Atacante: Lico
Técnico: Carlos Alberto Torres
Outros Jogadores: Cantareli, Carlos Alberto, Mozer, Vitor, Edson, Ademar, Júlio Cesar, Cocada, Elder, Peu, Bebeto, Gilmar "Popoca", Ronaldo, Bigu e Felipe.

Nenhum comentário: