quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SECAÇÃO


Vamos tomar a ponta antes da curva!

As expectativas são boas para o Flamengo terminar a 17ª rodada do Brasileirão, que começa hoje à noite, na liderança do dito cujo, e a partir dela entrar no 2º turno com mais dois jogos a cumprir, sem ver ninguém à sua frente. Só não digo que as condições, a priori, sejam excelentes em virtude das ausências do Ronaldinho e do R11, suspensos pelos cartões amarelos de vergonha aplicados pelo soprador de apito no jogo passado, em Floripa.
Para começar, ganhar do Atlético GO no Engenhão é uma tarefa básica para um clube que almeja o título máximo do futebol brasileiro, por mais que se saiba que administrar bem um favoritismo não tem sido uma rotina para o time rubro-negro, ainda mais com o peso do desfalque do seu jogador que desequilibra até ferrolho suíço cujos resultados de 20 partidas de futebol ficam em torno de vinte 0 a 0. Creio que a medida lógica a ser adotada pelo Luxa será encarregar o talentoso Thiago Neves para executar as funções do RG-10, entrando com o hermano Bottinelli, e abrindo caminho para jogar com dois atacantes a fim de pressionar os goianos desde a primeira rolada da bola.
Sabendo que o Corínthians deixará dois ou três pontos, logo mais, nas Minas Gerais (/torcedor), nas patas do desesperado Galo mineiro, que se encontra devidamente instalado na zona do rebaixamento, creio que jogar no dia seguinte, sabendo do que precisa fazer para assumir a ponta da tabela, será altamente benéfico para o Flamengo. Pressão em estado puro é o que haverá para vencer o jogo com o time do estreante Hélio dos Anjos, o estressadão, em seu comando. E sob pressão sou mais o Flamengo, que faz dela a sua energia primária para as grandes conquistas. Se a minha "tabelinha imparcial" falhar, o que é difícil de acontecer, e o Corínthians vencer, eis que a pressão por uma vitória aumentará para encostar novamente na nuca do líder momentâneo, que ostenta nas últimas seis partidas o aproveitamento risível correspondente a 33% dos pontos disputados.
Enquanto escrevo, leio que o Luxa está pensando em promover a estreia do Alex Silva ao lado do apavorado Welliton, que já fez por onde ver os jogos sentadinho no banco de reservas, mas por outro lado não é o culpado por tudo de errado que faz a defesa do Flamengo, embora grande parte da torcida o escolha para "Cristo", por não querer enxergar, muitas vezes, o que ocorre dentro de campo, em cada lance que ele participa. Domingo passado, no 1º gol do Figueirense, Angelim errou ao não chegar no Somália, deixando-o livre na grande área para dominar a bola e chutar para marcar, cara a cara, com o goleiro Felipe. Ah, culpa do Welliton, bradaram muitos que não quisseram ver a falha do "magro de aço". No gol de empate do time da casa, Felipe saiu mal para cortar o cruzamento, caçando borboleta e acertou o vento. Ah, novamente esse infeliz Welliton entregou a rapadura, repetiram seus perseguidores. Não tem jeito, o "serumano" é assim, escolhe sempre em um grupo quem fará o papel de fio-terra. No caso presente no Flamengo, que tem a 3ª melhor defesa da competição, o escolhido é esse jovem zaqueiro. Reconheço que o mesmo deu amplos motivos para tal, porém usar a razão mesmo num ambiente onde predomina a emoção ajuda a discernir melhor e a dividir as responsabilidades também.

No ataque, gostaria muito de ver o Deivid fixado dentro da grande área e o Jael caindo pelas duas pontas, aproveitando a sua grande movimentação para dessarumar o esquema defensivo adversário, o que abriria caminho para a entrada pelo meio dos meias visando a conclusão em gol, além do próprio Deivid, atual vice-artilheiro do BR ( Salve salve!).
Para não perder a viagem: Luxemburgo, jogar pra frente não doerá de novo. Vá fundo, Luxa velho de guerra!

SRN!
POSTADO POR Carlos Mouta

Nenhum comentário: