sábado, 20 de agosto de 2011

NOSTALGIA RUBRO-NEGRA - PARTE 2


BI-CAMPEÃO BRASILEIRO 1982

Final diante do Grêmio, campeão brasileiro no ano anterior. Os dois grandes times da época se enfrentariam em uma série decisiva de muito equilíbrio. Na primeira partida, diante de mais de 138 mil torcedores no Maracanã, um empate, por 1x1, com gols de Zico, para o Flamengo, e Tonho, para o Tricolor. No segundo jogo, em Porto Alegre, 0x0. Os dois empates fizeram com que a decisão fosse para uma terceira partida.
25 de abril foi a data escolhida para a finalíssima. O palco seria novamente o estádio Olimpico, em Porto Alegre. Foram mais de 60 mil presentes. E a grande maioria deles saiu decepcionada. Como havia previsto um dia antes, em entrevista ao Globo Esporte, o Galinho Zico deu belo passe para o centroavante Nunes, e o artilheiro das decisões fez o único e decisivo gol da partida, dando a vitória e o título ao Flamengo e calando o Olímpico. Era o segundo título brasileiro conquistado pela Geração de Ouro do Fla. E ainda viriam mais dois.
O Jogo  
Tita disputa a bola com jogador do Grêmio
"Estou com o sentimento de que vai ser 1x0, com gol do Nunes", foi o que declarou o camisa 10 do Flamengo, Zico, ao repórter Reginaldo Leme, do Globo Esporte, no dia 24 de Abril de 1982, referindo-se ao que aconteceria na final do Campeonato Brasileiro daquele ano, que seria disputada no dia seguinte, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. E ele nunca acertou tanto.
Um dos destaques na decisão do título daquele ano foi o duelo particular entre o goleiro Leão, do Grêmio, e o atacante Nunes, do Flamengo. Eram provocações de parte a parte, uma verdadeira guerra de nervos, com Leão chegando a acertar o camisa nove rubro-negro com uma cotovelada, no início da terceira partida. O atacante revidou. Mas de uma maneira muito melhor.
Logo aos 10 minutos de jogo, o mesmo Zico fez boa jogada pelo meio-de-campo e deu excelente passe para o atacante Nunes, que entrou na área gremista em boas condições, e bateu forte, mas com categoria, tirando do goleiro e abrindo o placar para o Flamengo: 1x0.
Depois disso, o ataque gremista partiria impiedoso contra a meta do goleiro Raul, um dos maiores nomes do jogo. Aos 10 do segundo tempo, Raul faria duas defesas sensacionais, na mesma jogada, em lance do qual os gremistas reclamam até hoje: um bate-rebate dentro da área, em que a bola quase entrou, mas foi tirada em cima da linha. E aos 42, o arqueiro rubro-negro se anteciparia com muita precisão a um cruzamento perigosíssimo feito por Paulo Roberto. A partir dali, os rubro-negros tiveram a certeza de que o título viria. Os gremistas ainda acreditavam em uma reação, mas era tarde.
Não tinha jeito, o título iria mesmo para a Gávea. O Flamengo apenas segurou o resultado, garantido em mais um gol do Artilheiro das Decisões, Nunes. Foi só esperar o apito final e comemorar o bicampeonato brasileiro, em plena Porto Alegre, diante de muitos torcedores rubro-negros que invadiram o Sul para apoiar o time. Boa parte dos 60.000 lugares do estádio Olímpico foram tomados pelos flamenguistas, apoiados ainda por uma considerável parcela de torcedores do Inter. Todos comemoram juntos a conquista rubro-negra.
Ficha Técnica
Time rubro-negro na primeira partida da final
Grêmio 0 x 1 Flamengo
Final do Campeonato Brasileiro de 1982
Data: 25 de Abril, 1982
Estádio: Olímpico, Porto Alegre
Público: 62.256
Árbitro: Oscar Scolfaro
Gol: Nunes (FLA) aos 10'
Grêmio: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Paulo César; Batista, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Odair); Renato Gaúcho, Baltazar (Paulinho) e Tonho (Odair). Técnico: Ênio Andrade.
Flamengo: Raul; Leandro, (Antunes), Marinho, Figueiredo e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes (Vítor) e Lico. Técnico: Paulo César Carpeggiani.
O Elenco
Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Leandro
Zagueiro: Mozer
Zagueiro: Marinho
Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Adílio
Volante: Andrade
Meia: Tita
Meia: Zico
Centroavante: Nunes
Centroavante: Lico
Técnico: Paulo César Carpegiani
Outros Jogadores: Cantareli, Carlos Alberto, Figueiredo, Vitor, Chiquinho, Popéia, Edson, Peu, Antunes, Reinaldo II, e Anselmo.

Nenhum comentário: