quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RETORNO A LIDERANÇA


Fla encara 'incógnita' Atlético-GO sem perder o Corinthians de vista

Em dia de estreia de Alex Silva, Rubro-Negro carioca recebe goianos no Engenhão em busca da vitória para não deixar Timão se distanciar
Único invicto do Campeonato Brasileiro e firme na briga pela liderança, o Flamengo pode ser considerado favorito na partida desta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pela 17ª rodada. Mas do outro lado estará uma equipe que mostrou ser uma verdadeira incógnita. O Atlético-GO que tenta se afastar da zona de rebaixamento é o mesmo que venceu medalhões como Cruzeiro e Santos - este no último sábado, com Ganso e Neymar em campo.
Sem Ronaldinho Gaúcho e Renato, que cumprem suspensão automática, o Flamengo terá a estreia do zagueiro Alex Silva. Segundo colocado com 34 pontos ganhos e ainda sem perder na competição, o time de Vanderlei Luxemburgo entra em campo com a responsabilidade de garantir mais um triunfo para não se distanciar do Corinthians, que chegou a 37 depois de vencer o Atlético-MG.
A novidade do Atlético-GO é o técnico Hélio dos Anjos, que comanda o time pela primeira vez. Com16 pontos, o time quer melhorar o fraco retrospecto fora de casa. Foram apenas sete pontos somados longe do Serra Dourada (uma vitória, quatro empates e três derrotas), mas tem a seu favor empates com Botafogo, São Paulo e Internacional.
A partida terá arbitragem de Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (SP).
O que esta em jogo
Flamengo: com a vitória do Corinthians sobre o Atlético-MG na última quarta-feira, o Flamengo precisa vencer no Engenhão para novamente se igualar em pontos e, assim, não deixar o rival abrir uma diferença de pontos. Caso conquiste os três pontos, o Rubro-Negro chega aos mesmos 37 pontos do Timão, mantendo a segunda posição, com apenas uma vitória a menos do que o time paulista.
Atlético-GO: vivendo de altos e baixos no Brasileirão, o Atlético-GO busca se afastar de vez do Z-4. Atualmente os atleticanos estão em 15º, com 16 pontos. O time goiano tem a seu favor o bom retrospecto diante de grandes equipes (vitórias contra Santos e Cruzeiro, empate com Internacional e São Paulo), mas tropeços contra times que estão na parte de baixo da tabela. Contra o Flamengo, o técnico Hélio dos Anjos estreará no comando do Dragão, e vem no embalo do bom triunfo sobre o Peixe na última rodada. Uma vitória pode deixar o Rubro-Negro goiano na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
As escalações 2
Flamengo: sem Ronaldinho e Renato, suspensos, Vanderlei Luxemburgo não confirmou a formação que enfrenta o Atlético-GO, mas o zagueiro Alex Silva estreia pelo Flamengo. Com isso, a tendência é que o treinador escale o Flamengo no 3-6-1. A formação deve ser a seguinte: Felipe, Alex Silva, Welinton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Aírton, Willians, Bottinelli, Thiago Neves e Junior Cesar; Deivid.
Atlético-GO: Hélio dos Anjos promoveu apenas uma alteração na equipe que enfrenta o Flamengo. Ernandes entra no meio-campo, na vaga deixada pelo volante Agenor, suspenso com três cartões amarelos. O restante da equipe será a mesma que venceu o Santos. O lateral Rafael Cruz, que não jogou contra o Peixe por estar suspenso, continua de fora da equipe principal por opção do treinador. Com isso, o Atlético-GO irá à campo com a seguinte formação: Márcio, Adriano, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Pituca, Ernandes, Bida e Thiaguinho; Juninho e Anselmo
Quem esta fora
Flamengo: Ronaldinho Gaúcho e Renato Abreu cumprem suspensão automática.
Atlético-GO: O volante Agenor está suspenso com três cartões amarelos. O meia Vítor Júnior ainda sofre com a lombalgia, e o atacante Felipe também não se recuperou da lesão muscular e continua fora.
Pendurados
Flamengo: Bottinelli.
Atlético-GO:  Adriano, Anderson, Leonardo, Pituca e Vítor Júnior.
Fique de olho 2
Flamengo: com dois gols no empate com o Figueirense, no último domingo, Deivid chegou a oito e entrou de vez na briga pela artilharia do Brasileirão. Nesta quinta, ele pode assumir a ponta da disputa - Borges soma dez.
Atlético-GO: o atacante Anselmo voltou a marcar depois de quatro jogos e foi decisivo na vitória por 2 a 0 contra o Santos. Com cinco gols pelo Dragão, o artilheiro do Atlético-GO também foi importante em dois bons resultados da equipe goiana, nos empates em 1 a 1 com o Botafogo, e em 2 a 2 com o São Paulo, com um gol em cada um destas partidas.
O que eles disseram
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo: “Mesmo sem Ronaldinho e Renato, temos que buscar a vitória. Será mais um jogo importante do Campeonato Brasileiro, como se fosse uma decisão. Precisamos fazer o dever de casa.”
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO: "Vamos enfrentar uma das equipes mais equilibradas, a invencibilidade no Brasileiro, a qualidade do Vanderlei, dos jogadores, a torcida empolgada, todas as adversidades do mundo, mas queremos sair com resultado positivo. A motivação é essa, você sabe das dificuldades e do potencial do adversário, que no momento está muito qualificado.”
Números e curiosidades

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O Atlético-GO nunca venceu uma partida no estado do Rio de Janeiro em confrontos pelo Campeonato Brasileiro. A equipe disputou oito partidas, com três empates e cinco derrotas. Dessas oito partidas, foram quatro no Maracanã, duas no Engenhão, uma em São Januário e outra no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
*  O Flamengo tem ótimo retrospecto no Engenhão. A equipe disputou 35 partidas no estádio, com apenas duas derrotas (para Palmeiras, em 2010, e Ceará, pela Copa do Brasil de 2011), além de 21 vitórias e 12 empates.
 Último confronto
Flamengo e Atlético-GO se enfrentaram pela última vez no dia 7 de outubro de 2010, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. O time Rubro-Negro levou a melhor, vencendo por 2 a 0, em partida disputada em Volta Redonda (RJ). Val Baiano, de cabeça, abriu o placar aos 29 minutos do segundo tempo. A equipe selou a vitória com Diego Maurício. Ele recebeu de costas, na entrada da área, girou e chutou de pé direito, marcando o segundo gol aos 40 minutos.

Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário: